Suor excessivo: saiba suas causas e como controlar


Você tem problemas com transpiração? Algumas pessoas costumam suar muito, e não apenas quando está calor. Essa condição, onde o corpo transpira além da conta, é chamada de hiperidrose.


Esta condição costuma se desenvolver ainda na infância, e atinge principalmente a região das axilas. Não é influenciada apenas pelas altas temperaturas, mas também por alterações hormonais e emocionais, relacionadas a estresse, medo e ansiedade, por exemplo.



Além das axilas, outras regiões podem ser afetadas diretamente, como mãos, cabeça, costas e até mesmo pés, causando o famoso chulé, por conta da alta quantidade de transpiração. O que torna a condição ainda mais constrangedora.


Causas do suor


Este é um problema que pode ter diferentes causas. Em boa parte os fatores genéticos influenciam muito, mas em outros, mesmo uma pessoa saudável pode sofrer disso em algum momento da sua vida.


Além de fatores genéticos, outras questões como alterações endócrinas, problemas hormonais ou emocionais, menopausa e até obesidade. Quando essa condição surge ao decorrer da vida, pode ser mais fácil de descobrir sua causa.


Ocasionalmente alguns fatores externos podem agravar a situação, como por exemplo: calor, má alimentação, comida apimentada, febre, atividades físicas, prática de esportes e ansiedade.


Como tratar


Em casos onde o suor está fora de controle, é indicado que se consulta um dermatologista para encontrar a causa e o tratamento ideal. Um profissional endocrinologista também pode ajudar.



Algumas medidas podem ser usadas de alternativa para amenizar essa condição, como por exemplo:


• Usar desodorantes antitranspirantes clínicos, específicos para transpiração, pois reduzem a quantidade e auxiliam no odor. • Para os pés, uso de talco ou palmilhas absorventes para reter o suor. • Uso de botox nas axilas, afim de controlar e reduzir o excesso de suor. • Tratamento hormonal. • Em casos extremos, procedimento cirúrgico para retirar as glândulas responsáveis pela produção de suor.


Para encontrar a causa e o tratamento ideal, consulte um profissional. Clique aqui e nossa equipe lhe passará mais informações.

156 visualizações0 comentário