top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Spray nasal: tratamento para depressão


Desânimo, oscilação de humor, desinteresse pela vida, insônia e tristeza profunda. Esses são só alguns dos sintomas causados em um paciente que sofre com depressão, um transtorno psiquiátrico onde a pessoa perde o interesse pela vida. Doença essa que precisa de diagnóstico, tratamento e acompanhamento médico.


Recentemente, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), analisou e aprovou um novo tratamento para depressão, realizado através de um spray nasal, indicado principalmente para os quadros mais sérios da doença.


Altamente recomendado para os casos onde o transtorno do paciente resiste ao tratamento DRT, provocando um aumento nos pensamentos suicidas, pois o spray pode gerar uma rápida melhora contra os sintomas da tristeza profunda.


Sobre o tratamento


Em apenas um dia, o spray pode reduzir os sintomas causados pela depressão. Comparado aos medicamentos antidepressivos comuns, que podem levar semanas para entrar em vigor no corpo, o spray nasal gera efeito em cerca de quatro horas após inalado pelo paciente.


Estes medicamentos convencionais tentam equilibrar os neurotransmissores, responsáveis por transmitir boas sensações ao corpo, agindo direto na dopamina, noradrenalina e serotonina.


Já o spray nasal, tem como principal característica a ação nos receptores, onde é trabalhada a conexão direta entre os neurônios que agem na parte do cérebro que produz as emoções, gerando uma melhora quase imediata.


Uma pesquisa realizada com cerca de 1.700 pacientes, apontou que, quando combinado o tratamento de spray com os remédios via oral, juntamente com acompanhamento clínico, as melhores são ainda melhores.


Além disso, em pacientes com o quadro mais controlado, as chances de recaídas foram reduzidas em 51% e, no estudo em geral, 70% dos pacientes apresentaram melhorias significativas.

Informações


O ideal neste tratamento é que não seja diário, e sim semanal ou quinzenal. Até por isso, para se ter um controle e para casos de efeitos colaterais, a aplicação será realizada apenas em clínicas/hospitais autorizadas, com a presença e acompanhamento do médico responsável.




bottom of page