top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Sono excessivo e suas causas


Como é o seu sono? Você costuma dormir durante a noite toda e acordar bem e disposto para o dia que há de vir? Ou você se sente cansado ao acordar, sentindo uma sonolência durante o dia?


Hoje em dia, até por conta do dia a dia acelerado e pressão imposta pela sociedade na vida das pessoas. Por conta disso, um dos principais momentos afetadas na nossa rotina, é o sono.

Pessoas com o momento do sono afetado, costumam ter maiores chances de desenvolver uma condição chamada hipersonolência que, nada mais nada menos, é o sono excessivo durante o dia.



Nessa condição, a pessoa sente uma enorme vontade de dormir a qualquer e todo momento, irritabilidade e dificuldade em aprender e em produzir. Uma situação que pode causar complicações no cotidiano.


É fato que a privação do sono, em situações onde as pessoas dormem cada vez menos e cada vez pior, é um fator crítico para doenças como insônia e hipersonolência. Existem também outras causas que podem propiciar o surgimento dessas condições em uma pessoa, e neste artigo falaremos mais sobre elas.


Causas


Depressão e ansiedade: essa triste condição, infelizmente, atinge cada vez mais pessoas nos dias de hoje. Nela o humor da pessoa tem uma alteração de humor muito grande, o que, na maioria dos casos, gera a sensação de deprimência.


Tanta confusão mental e alteração no estado de humor, além de sentimentos de angústia e frustração, levam a um profundo cansaço mental, que acaba por levar a uma sonolência.


Medicamentos: alguns tipos de medicamentos e seus componentes, podem gerar uma sensação de sonolência, forte ou fraca. Remédios do tipo benzodiazepínicos, opióides e antiepilépticos, são usados para tratar outras condições, porém podem ter o sono como efeito colateral.


Além disso, existem tipos de medicamentos específicos para induzir o sono em casos de insônia, que são conhecidos como “drogas Z”. Estas também podem causar uma leve sonolência durante o dia.


Doenças: algumas condições abaixam nossa pressão ou imunidade, gerando uma sensação de cansaço persistente. Além disso, existem condições e doenças clínicas que causam o sono, como o hipotireoidismo.


Nesse caso a produção do hormônio tireoidiano (hormônio responsável pela aceleração do metabolismo) é reduzido, gerando sonolência e cansaço.



bottom of page