Principais causas de acne e espinhas


Você já teve espinhas? Boa parte das pessoas já sofreu com espinhas em algum momento na vida, seja em casos esporádicos ou em casos onde a acne aparece em um caso avançado.


Espinhas são causadas pela acne, que é uma condição que provoca a obstrução dos poros e das glândulas de gorduras na nossa pele, o que gera erupções e inflamações, ou seja, as espinhas.



Diversos fatores podem influenciar neste processo, como excesso de oleosidade na pele, má higiene, bactérias, fatores externos como sujeiras em geral, e até questões hormonais.


Espinhas também podem ter ligação diretamente com a genética da pessoa. Algumas pessoas são mais propícias a ter problemas com acne do que outras. A seguir vejamos outros fatores que estão atrelados a essa condição.


Causas


Adolescência: Dos 12 aos 18 anos passamos pela puberdade, onde há uma forte alteração hormonal, mexendo com fatores do corpo como a testosterona, que é uma das principais causas do suor e oleosidade, que são fatores críticos para a aparição das espinhas.


Nesta modalidade o tratamento pode variar, pois a maioria dos casos ocorrem de maneira passageira, apenas durante a puberdade. Em casos mais agravados ou prolongados, pode ser necessário um tratamento à base de sabonetes e pomadas dermatológicas.



Maquiagem e/ou pele suja: O acumulo de oleosidade pode ocasionar espinhas, pois facilita o acúmulo de sujeira e entope os poros da pele. A maquiagem também tem um efeito parecido, principalmente quando não é retirada da maneira correta. Essa obstrução dos poros causado pela limpeza ineficaz, pode aumentar a oleosidade, gerando cravos e espinhas.


O ideal neste caso é aumentar os cuidados com a limpeza da pele. Busque lavar o rosto ao menos 2 vezes por dia. E para quem usa maquiagens, o ideal é procurar por produtos que não agridem a pele, como as maquiagens a base de água, específica para peles oleosas.


Produtos e alimentos gordurosos: O tipo de produto que você passa no seu rosto, mesmo os que tem a proteção como objetivo, podem gerar cravos e espinhas. Um exemplo disso são os cremes como protetor solar, que podem conter excesso de gordura. Para evitar este efeito, busque sempre usar o produto ideal para o seu tipo de pele.


Além disso, alimentos gordurosos também são grandes vilões de uma pele saudável. O excesso de leites, carboidratos e doces, podem ter efeitos inflamatórios na pele. Isso não significa que é necessário abolir estes alimentos da sua dieta. Apenas evite alimentos gordurosos e mantenha uma alimentação equilibrada.



Se você tiver problemas com acne e busca uma pele mais saudável, clique aqui e tenha desconto em consultas com os melhores dermatologistas nas principais clínicas da sua região.

80 visualizações0 comentário