top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Soluço: de onde vem e como tratar


Todos em algum momento da vida já tiveram uma crise de soluços. Ela vem aleatoriamente e, apesar do incomodo, é passageira e não costuma ser algo maligno.

Soluço nada mais é que uma condição autolimitada. Se dá pelo espasmo ocasionado no diafragma, músculo localizado na divisa entre tórax e abdômen. Com o espasmo, a glote e as cordas vocais são retraídas, o que interrompe a passagem de ar para os pulmões, gerando assim o som único do “hicc”.



Suas causas


Essa é uma condição que na grande maiorias das vezes é benigna, e pode ter relação com fatore e hábitos, como tabagismo, alcoolismo, ansiedade e estresse.

Também pode ser ocasionada por excesso de comida, quando o estômago está muito cheio, assim como por comer muito rápido, o que acaba por provocar uma distensão no estômago.


Apesar de geralmente ser uma condição benigna, é importante estar atento, pois crises de soluço frequentes e que durem muito tempo podem estar relacionadas a complicações no sistema nervoso.


Prevenção e tratamentos


Para se evitar uma crise, o ideal é antes reconhecer o que costuma causa-las. Por exemplo: se uma pessoa costuma ter crises quando consome uma quantidade alta de álcool, então ela deve regular seu consumo e beber menos.

Algumas técnicas podem ser usadas para tratar as crises corriqueiras que surgem aleatoriamente e duram alguns minutos, como por exemplo:


• Prenda a respiração por 5 segundos;

• Respire dentro de uma sacola de papel rapidamente;

• Coloque um gelo na boca ou beba água gelada devagar;

• Se sente, dobre os joelhos na altura no peito, e pressione o tórax inclinando-se sobre eles.



bottom of page