Saiba identificar uma gastrite nervosa


Você já sentiu aquele desconforto estomacal, com a sensação de queimação extrema, que vem desde o estômago e sobe até a garganta? Essa condição costuma ser muito incômoda e, em alguns casos, chega a ser até incapacitante.


Apesar de sintomas parecidos, a gastrite nervosa é diferente da gastrite tradicional. Diferente da versão clássica, esta não causa inflamação no estômago. Além disso, também possui origens diferentes.



Neste artigo traremos mais informações sobre esta condição, informando origem, sintomas e tratamento da gastrite nervosa.


Sintomas e origem


De modo geral, os sintomas que mais costumam aparecer em um quadro de gastrite nervosa são os de dor e desconforto abdominal. Porém, além destes, outros sintomas costumam acompanhar os momentos de crise, como por exemplo:


• Pontadas; • Enjoo; • Inchaço; • Má digestão; • Gases; • Náusea e ânsia de vomito; • Mal estar geral.


Estes sintomas também pode estar presentes em uma crise de gastrite comum, o que pode confundir o diagnóstico. Mas, uma coisa que ajuda a diferenciar uma da outra, é a origem dos sintomas.


No caso da gastrite comum, geralmente seus sintomas se iniciam por conta de uma alimentação ruim, com determinados alimentos (principalmente os gordurosos) ou uma reação a medicamentos específicos.


Já a gastrite nervosa, além de fatores estomacais, também costuma estar ligado ao emocional. Uma pessoa que está passando por momentos de muito stress ou que sofre de ansiedade, tem maiores chances de desenvolver um quadro nervoso da gastrite.


Tratamento


Para tratamento da gastrite nervosa, como não causa inflamação no estômago, apenas o uso de antiácidos pode ser o suficiente. Porém, deve ser acompanhado por um médico para que seja recomendado a quantidade e periodicidade exata e necessária para cada caso.


Também é importante, por se tratar de uma condição que tem sua origem relacionada a condições emocionais, que um tratamento psicológico seja associado ao tratamento médico, se necessário for.



Se você precisa de uma consulta com um especialista, clique aqui e tenha até 70% de desconto nas melhores clínicas da sua região.

46 visualizações0 comentário

PrevSaúde ®️  - 2021