top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

O que é a disfunção erétil


Este é um problema muito comum, acometendo grande parte da população masculina do nosso país, com cerca de 2 milhões de casos diagnosticados por ano no brasil.


Na disfunção erétil (ou impotência sexual), de forma resumida, o homem não consegue atingir uma ereção totalmente firme, ou não tem a capacidade para manter a ereção em 100% durante o seu ato sexual.


Ela é diagnosticada apenas quando ocorre recorrentemente, caso venha a acontecer eventualmente, ou seja, uma vez ou outra, não se é considerado um quadro de disfunção erétil.



Causas


Essa é uma condição que, diferente do que muitas pessoas pensam, não tem a ver apenas com a parte física do homem. Claro, a questão física tem seu peso, mas um dos principais fatores de origem desta condição é o fator emocional.


Porém esta é uma linha tênue difícil de distinguir, sobre qual destes fatores estão pesando mais na condição, sendo que pode variar muito de caso pra caso.


As principais causas costuma ser:


• Distúrbios psicológicos (como ansiedade, depressão e afins); • Excesso de medicamentos; • Problemas hormonais; • Tabagismo; • Alcoolismo.


Além disso, outras doenças podem estar correlacionadas a impotência sexual, e acabam se tornando um fator de risco para esta condição, como por exemplo: obesidade, hipertensão, sedentarismo, diabetes, etc.


Tratamento


O processo de tratamento inicia após descobertos a origem exata da condição, procurando encontrar principalmente se o paciente sofre, principalmente, com problemas emocionais, ou se enquadra nos fatores de riscos.


De modo geral, o tratamento é feito através de técnicas que buscam dilatar os vasos do pênis, favorecendo assim a entrada e circulação de mais sangue na região.


Em alguns casos, principalmente os de pacientes que sofrem com condições emocionais, é recomendado o acompanhamento psicológico juntamente com o tratamento para a disfunção. Isto auxiliaria tanto para tratar a possível origem da condição, quanto ajudaria a lidar com a situação.


O médico mais indicado para este tipo de problema é o Urologista. Caso você ou seu parceiro suspeite dos sintomas ou esteja passando por estes problema, saiba que o melhor é conversar com um especialistas para diagnóstico e descobrir o melhor tratamento.


bottom of page