Refluxo: sintomas e como tratar


Às vezes, em algum momento, você pode já ter sofrido com problemas gastrointestinais, incluindo o refluxo, e nem soube disso. Mas afinal, você sabe o que é o refluxo?


O refluxo consiste no retorno dos alimentos presentes no estômago ao caminho do esôfago em direção a boca. Esse reflexo pode gerar uma tremenda sensação de ânsia e queimação.


Essa condição costuma causar lesões como inflamação na parede do esôfago, muito por conta dos músculos estomacais, que servem para impedir que o conteúdo e o ácido saiam do estômago, não funcionam de maneira correta.



O nível de acidez do líquido de cada sistema, assim como sua quantidade, influenciam diretamente no grau da inflamação de cada caso.


Neste artigo explicaremos um pouco mais sobre os sintomas e maneiras de tratar o refluxo gastroesofágico.


Sintomas


São sintomas que podem tanto levar horas quanto alguns minutos para se manifestarem, e geralmente se originam após ingerir determinado alimento que cause a reação. Os principais são:


• Queimação no estômago, garganta e peito; • Gases; • Azia; • Problemas de digestão; • Tosse seca após as refeições; • Ânsia e regurgitação; • Inflamações na garganta/esôfago.


Existem condições que podem piorar estes sintomas, como a posição do corpo, prática de atividades físicas nos momentos de crise gástrica, e até mesmo ficar muito tempo deitado.


Como tratar


Para realizar diagnóstico o ideal é que se realize exames como endoscopia e, caso necessário, colonoscopia, para que sejam conferidas as paredes do estômago e esôfago. Mas antes, consulte um gastro ou até mesmo clínico geral.


O tratamento pode variar de acordo com o grau do refluxo. Em casos leves apenas uma alimentação mais leve e algumas medicações que auxiliam no combate aos gazes e na acides do estômago.



Caso você esteja passando por esses sintomas e queira averiguar sua situação, consulte um gastro. Com nossos planos você tem acesso aos melhores profissionais com até 70% de desconto nas melhores clínicas. Clique aqui e saiba mais.

21 visualizações0 comentário