Por que nossa lágrima é salgada?


Em algum momento da sua vida, você provavelmente já pensou uma coisa: por que nossa lágrima é salgada? Essa é uma dúvida muito comum no imagético das pessoas, mas poucas sabem a resposta.


Neste artigo, além de explicar o porquê das nossas lágrimas serem salgadas, também falaremos mais sobre sua função e importância para o nosso corpo e, principalmente, para nossa visão.



Sua função


As lágrimas não são apenas um reflexo do choro no nosso corpo. Ela tem uma missão muito importante para o funcionamento e manutenção dos nossos olhos.


Uma de suas principais funções é formar uma camada de proteção na superfície dos globos oculares. Ela auxilia na cicatrização de lesões nos olhos e também combate microrganismos invasores.


Outras funções importantes são:


• Lubrifica os olhos; • Limpeza; • Nutrição dos olhos; • Manutenção da visão.


Mas afinal, por que ela é salgada?


De acordo com pesquisadores da área da saúde, especialistas no sistema ótico, existe um motivo simples para nossas lágrimas terem aquele gostinho salgado.


Estudos afirmam que as lágrimas contém diferentes tipos de sais em sua composição, e isto não é à toa. Os sais tem um objetivo muito importante e delicado na produção das lágrimas.


Estes sais servem para equilibrarmos o nível de ácido na lágrima, para que os olhos não sejam danificados no processo. Também funcionam como um forte antisséptico, prevenindo infecções de vírus e bactérias.



54 visualizações0 comentário