top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Dor de ouvido: saiba identificar o tipo


O quadro de dor de ouvido pode ter diferentes causas e diferentes níveis. A dor pode ocorrer tanto nos dois quanto em apenas um ouvido, e pode acometer a qualquer pessoa, mas é mais comum em crianças.


Traremos nesse artigo um pouco mais sobre as causas mais comuns, seus sintomas, sobre remédios e como aliviar dor de ouvido, além de como tratar essa condição.



Causas


A dor de ouvido pode ser causada por diferentes motivos, como infecção, seja por bactéria, vírus ou fungos, por lesões diretas ao ouvido, e até derivada de outros problemas, como infecção de garganta. Dentre essas, a mais comum se dá pela infecção.


Essas infecções são chamadas de Otites, e podem ser divididas em diferentes tipos/níveis, chamados de Otite Média e Otite Externa.


A otite média é uma condição que atinge câmara timpânica e tuba auditiva, localizadas numa região chamada de orelha média. Costuma ser causada por vírus e bactérias que obstruem o canal e causam infecções. É comum que aconteça antes ou após uma gripe ou resfriado.


A otite externa atinge a parte chamada de orelha externa, um campo revestido por pele e que termina no tímpano. Nela o som é recebido, amplificado e levado até a área da orelha média. A principal causa se dá por infecções bacterianas ou de fungos, que penetram em feridas na pele decorrentes de objetos como cotonetes, grampos ou até atrito com toalhas.


Sintomas e como tratar


Os sintomas mais comuns que podem indicar uma infecção são:


• Dor intensa;

• Coceira;

• Zumbido;

• Perda de capacidade auditiva;

• Secreção.


O tratamento para alívio da dor pode ser feito com uso de analgésicos e anti-inflamatórios e, para auxiliar no processo, compressas (frias ou quentes) na orelha afetada.


Em alguns casos o tratamento pode necessitar de antibióticos, principalmente se os sintomas vierem acompanhado de febre. Tudo isso será analisado pelo médico na hora do diagnóstico.


O diagnóstico é feito de acordo com sintomas e através de uma breve análise, onde é checado se a dor provém de uma infecção ou de alguma lesão no ouvido, utilizando de aparelhos específicos, tais qual o otoscópio.


No caso de aparição de algum desses sintomas, o ideal é repousar, evitar coçar ou esfregar a orelha, e consultar um médico para diagnóstico. E com o PrevSaúde você tem acesso facilitado a saúde e aos melhores médicos. Clique aqui para tirar suas dúvidas.



bottom of page