top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Oxigenação do sangue: o que você precisa saber


Você sabe o que é a oxigenação do sangue? Nestes tempos de pandemia, sabendo que a COVID-19 compromete, principalmente, o sistema respiratório, é de extrema importância estar atento aos sinais.


Neste artigo apresentaremos um pouco mais sobre como funciona, sua importância e também os níveis ideias da saturação de oxigênio no sangue.



Afinal, o que é saturação do oxigênio?


A saturação de oxigênio é, basicamente, a quantidade de hemoglobina do oxigênio limite no sangue, também representada como a saturação arterial e saturação venosa do oxigênio no corpo.


Cada uma dessas moléculas presentes na hemoglobina, possuem grupos que conectam o oxigênio da molécula ao sangue. Ou seja, cada molécula de hemoglobina pode ligar até 4 moléculas de oxigênio enquanto passa pelo sangue.


Em condições normais, uma pessoa saudável tem entre 95% e 100% de saturação de oxigênio do sangue. Em alguns casos, em condições leves como gripes e resfriados, é normal que essa taxa fique entre 90% e 95%.


Agora, quando se encontra abaixo de 90%, pode indicar uma condição séria e prejudicial ao corpo, que reduzem a capacidade respiratória e que podem complicar até mesmo órgãos como coração, rins, etc. Condições essa como asma, pneumonia, insuficiência respiratória e/ou cardíaca, e também complicações causadas pela COVID-19.


Como melhorar o nível de saturação


Existem maneiras naturais que auxiliam na manutenção e aumento da sua saturação de oxigênio. A prática de atividades físicas quando feita regularmente, é uma delas, pois aumenta a capacidade pulmonar.


Além disso, uma dieta equilibrada, sem muitos exageros (nem de restrição, nem de abusos), é uma prática simples e que ajuda muito, principalmente quando se inclui alimentos ricos em ferro à sua dieta.


Porém, em casos onde a saturação já se encontra abaixo de 90%, principalmente onde outras condições estão detectadas, é necessário um tratamento com auxílio de oxigênio suplementar.



bottom of page