Você já passou por algum período em que ficou doente diversas vezes seguidas? Se a resposta foi sim, provavelmente você estava com o sistema imunológico enfraquecido.
Contudo, fortalecer o sistema imunológico não é uma tarefa fácil, para você desenvolver respostas a doenças que já se manifestaram, você precisa se atentar a diversas ações.
Algumas atitudes, como comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de gorduras, açúcar, industrializados, com corantes e conservantes e diversas outras são necessárias.
O que é o sistema imunológico
O sistema imunológico é o conjunto de órgão, tecidos e células que fazem a defesa do organismo contra os patógenos, ou seja ele combate a agentes infecciosos, bactérias e vírus. Assim prevenindo o desenvolvimento de doenças.
O sistema também tem por função, realizar o equilíbrio do nosso corpo a partir de respostas moduladas das células e moléculas, respondendo ao invasor do organismo. Quando um agente estranho invade o organismo, ele é ativado, agindo como um combatente.
Assim, esse combate acaba gerando algumas reações, estas reações são classificadas de dois modos, inata e a adaptativa. Quando a inata não consegue combater o invasor, a adaptativa entra em ação para evitar o desenvolvimento das enfermidades, veja mais sobre elas:
Inata - Defesa natural do organismo, é o modo de defesa que nasce com o ser humano. essas defesas são de dois modos, por barreiras físicas e barreiras fisiológicas.
Adaptativa - Os famosos “anticorpos”, esses são células de defesa que o organismo desenvolve após entrar em contato com agentes agressores.
Como turbinar o sistema imunológico
Sabendo da importância do sistema imunológico, você precisa saber alguns hábitos diários para que seu sistema fique fortalecido.
Tenha uma boa alimentação
Uma boa alimentação é a base para a prevenção de várias doenças, os nutrientes dos alimentos são responsáveis por fazer com que o nosso organismo funcione de forma correta, incluindo o sistema imunológico.
Assim é ideal manter uma dieta variada em alimentos fresco e evitar alimentos processados e industrializados, alguns exemplos do que uma alimentação saudável deve ter são:
• Vegetais variados - Frutas, Verduras e Legumes, pois são ricos de vitaminas, minerais e fibras;
• Carboidratos - Arroz, batatas, mandioca, milho e outros, são eles que darão energia para o corpo;
• Proteínas - Matéria-prima das células do nosso corpo, elas estão presentes em carnes, ovos, leite e derivados de algumas leguminosas, como feijão e soja;
• Gorduras do bem - Essenciais para várias funções do organismo, você pode encontrar em azeite de oliva, óleo de coco, abacate, oleaginosas e outros.
Faça exercícios físicos regularmente
A realização de atividades físicas fazem um bem para o organismo, além de que seus ainda lhe dá diversos benefícios, como ajuda no controle de peso, condicionamento físico, capacidade cardiovascular e além de auxiliar no sistema imunológico.
A prática de atividade física está ligada ao aumento de células de Linfócito T, além de reduzir estresse. Estresse que é um dos principais motivos da queda do sistema imunológico.
Hoje em dia, você pode encontrar diversas modalidades de esporte, o importante é praticar, lembrando que para turbinar o sistema imunológico a intensidade deve ser moderada.
Esteja com as vacinas em dia
Para você criar alguns anticorpos, você precisa ter ao menos ter contraído a doença, seja ela de forma leve, moderada ou alta, contudo as vacinas funcionam para quem ainda não contraiu a doença, ela funciona como o próprio agente de forma muito baixa ou inativa, fazendo com que o organismo desenvolva células de defesa contra os patógenos.
Durma bem
É no exato momento do sono em que o corpo descansa das atividades de rotina, assim ele aproveita para regenerar e regular algumas funções. Assim, para manter o sistema imunológico forte é preciso recuperar as energias gastas ao longo do dia.
Abandone maus hábitos
Criar bons hábitos de vida é muito importante para fortalecer o sistema imunológico, contudo tão importante também é abandonar maus hábitos. Alguns deles como Alcoolismo e tabagismo, esses são exemplos que acabam prejudicando o organismo e até mesmo a vida social da pessoa.
Caso você tenha algum desses hábitos, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-los, pois não é fácil largar os hábitos instantaneamente, assim procurar por um auxílio pode ajudar.
Abandone maus hábitos
Criar bons hábitos de vida é muito importante para fortalecer o sistema imunológico, contudo tão importante também é abandonar maus hábitos. Alguns deles como Alcoolismo e tabagismo, esses são exemplos que acabam prejudicando o organismo e até mesmo a vida social da pessoa.
Caso você tenha algum desses hábitos, o ideal é buscar ajuda profissional para abandoná-los, pois não é fácil largar os hábitos instantaneamente, assim procurar por um auxílio pode ajudar.
Sol
O sol é um grande aliado do sistema imunológico, além do corpo sintetizar a vitamina D, ele ainda aumenta a energia das células-T do organismos, células responsáveis por eliminar os patógenos.
O recomendado é que seja em torno de 15 minutos diários de exposição ao sol sem proteção solar, após esse período a recomendação é com o uso de protetor solar.
Alimentos que auxiliam a fortalecer o sistema imunológico
Já comentamos sobre a importância de uma boa alimentação, contudo existem alguns alimentos específicos que auxiliam, como uma forma de força extra para a defesa do corpo.
Esses alimentos são:
• Frutas ricas em vitaminas C;
• Cebola e alho;
• Brócolis;
• Nozes;
• Sardinhas;
• Salmão;
• Uva roxa;
O sistema imunológico é a defesa do nosso organismo, portanto ter fortalecido para prevenção de doenças e uma recuperação mais rápida é muito importante.
Comments