top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Menopausa: você pode estar nela


Você sabe no que consiste a menopausa? Muitas mulheres podem passar por ela sem saber que estão. Enquanto algumas vivenciam sintomas mais fortes, outras podem mal sentir os efeitos.


Essa condição costuma acontecer entre os 45 e 55 anos de uma mulher. Consiste em um desequilíbrio dos hormônios reprodutivo, um processo natural do corpo feminino.


A chegada da menopausa significa a pausa nas menstruações. Inclusive seu início, onde os sintomas começam a aparecer mais intensamente, se dá no período de tempo dos primeiros 12 meses sem menstruar.


Causas e diagnóstico


Toda mulher possui células germinativas em seus ovários, o que dá origem aos óvulos. Elas possuem uma “reserva limitada”, que é usada desde a primeira até a última menstruação. Após isso, é impossível gerar mais desses folículos, o que faz com que os ovários “faleçam” e reduzam drasticamente os hormônios femininos, assim como estrogênio e progesterona também.


O diagnóstico pode ser feito apenas após o período de início, que são os 12 meses que a mulher passa sem menstruação. O médico responsável por esta área é um(a) ginecologista.

Sintomas e tratamentos


Normalmente as mulheres costumam apresentar os sinais já nos primeiros meses, porém em alguns casos a menopausa pode ser muito leve ou até assintomática. Dentre eles, os mais comuns são:


• Ondas de calor; • Ciclo e quantidades da menstruações irregulares; • Dificuldades para urinar, dores e infecções na bexiga; • Perda de vigor em pele, cabelos e unhas; • Distribuição de gordura no corpo desregulada;


O tratamentos mais utilizado é feito a base de reposição hormonal. Além de aliviar os sintomas causados, ele também protege contra osteoporose e auxilia na qualidade de vida da mulher.




bottom of page