top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Importância da Pediatria


A pediatria é a área da saúde que dedica seus cuidados médicos para nossas crianças e adolescentes. É uma especialidade considerada nova na medicina, tendo sido oficializada em meados do século XIX.


O pediatra cuida não só do estado físico de saúde das crianças, mas também acompanha sua saúde mental e emocional, garantindo mais segurança no desenvolver da criança ao longo do seu crescimento.


Foco principal


O pediatra tem como missão não apenas cuidar e tratar de crianças com situações de doenças crônicas ou problemas pontuais em sua saúde, mas também de manutenção dos pequenos pacientes mesmo saudáveis, para garantir que tudo se encontra bem e que não há riscos de se desenvolver uma condição complicadora para sua vida.


Fora os ferimentos ocasionais possíveis da rotina de uma criança, os pediatras são responsáveis por cuidar de outras possíveis condições como:


• Infecções; • Condições genéticas e/ou congenitais; • Cancros; • Doenças e deficiências orgânicas.


Além disso, também é cabido aos profissionais da pediatria, a prevenção e detecção de qualquer possível doença que venha a ser desenvolvida pela criança, como por exemplo:


• Atrasos e desordens no desenvolvimento; • Problemas comportamentais; • Inabilidades funcionais; • Transtornos mentais; • Condições psicológicas como depressão e ansiedade.

Pediatria e seus parceiros


Algumas pessoas se perguntam o porquê da pediatria ser uma área separada de outras áreas da medicina adulta. Isso se deve por diversos fatores onde as atenções devem ser voltadas com muito mais cuidado para os pequenos.


O corpo pequeno de uma criança é extremamente diferente do corpo de um adulto, tanto em questões de fisionomia quanto no tratar dos enfermos em si. Por exemplo, um tratamento da mesma doença em um adulto tem acompanhamento, intensidade e duração completamente diferentes em uma criança.


Porém é de extrema importância que um tratamento pediátrico, dependendo do caso, seja acompanhado juntamente com algum médico especialista de acordo com a condição tratada, como cardiologista, nutricionista, neurologista, etc.



Dessa necessidade também nasceram sub categorias da pediatria, para especializar o profissional não só no cuidado da criança, mas também do enfermo que ela está carregando.


Algumas dessas sub especialidades da pediatria seriam: cardiologia pediátrica, endocrinologia infantil, fonoaudiologia voltada para crianças, medicina neonatal, entre outras.



bottom of page