top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Jeitos alternativos de se desentupir o nariz


Estamos passando por um momento onde a alteração no tempo é constante, com dias de calor, abafados, e logo resfriados e chuvosos. Com essa mudança de clima, uma coisa muito comum de se acontecer são as alergias e o nariz trancado.


Para evitar este mal estar e sensação incômoda, existem diversos tipos de tratamentos simples que você pode fazer, que vai desde chás até inalação ou técnicas caseiras.


O que gera a congestão nasal


O popular “nariz entupido”, é chamado de congestão nasal. Nessa condição os vasos sanguíneos da região do nariz sofrem de inflamação e, por conta disso, a passagem de ar é obstruída.


Geralmente essa é uma condição decorrente de outro problema ou doença, agravada, passageira ou crônica. Além disso a mudança de clima, principalmente quando o tempo fica seco, também tem peso nessa situação.



Formas de aliviar


Uma forma útil de se desentupir o nariz é lavando o nariz com água morna e um pouco de sal. A combinação se assemelha a lavagem com água soro fisiológico, e faz com que as secreções sejam mais fluidas, facilitando a drenagem e ventilação das vias aéreas.


Outra maneira é fazendo o uso de chás, como por exemplo: chá de endro, pois possui um grande efeito expectorante. Além deste, o chá de guaco, que auxilia na dilatação dos vasos e, portanto, desentupindo o nariz. Ambos muito recomendando em casos de gripes ou resfriados.


Outra solução natural e muito boa para a congestão nasal é realizar inalação de óleos essenciais de malaleuca e/ou eucalipto. É só pingar uma gota do óleo em 1L de água fervente.


Em caso de sintomas além da congestão nasal, como tosse, espirros, ou até febre e falta de ar, procure um de nossos médicos para diagnóstico exato do problema. Clique aqui para saber mais.


bottom of page