top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Vício em compras é uma doença


Você tem problemas com gastos? Ao ver uma promoção ou um produto que lhe agrade, não consegue se segurar? Está sempre comprando e acumulando coisas que nem sempre você precisa? Cuidado, isso pode ser uma doença.


O nome desta condição é Oniomania. Quem sofre dessa doença não consegue controlar seus impulsos de gastos, e continua comprando sem parar mesmo se já estiver lotada de dívidas.


É um transtorno mental de personalidade, considerado um transtorno de impulso. Ou seja, para a pessoa que sofre dessa condição, o ato de comprar é o que lhe satisfaz, não o produto comprado em si.



Como acontece


Seu primeiro sinal se dá pela impulsividade, quando a pessoa não controla mais os instintos e, quando se dá conta está, de certa forma, viciada em fazer compras.


Outros sinais são:

• Preocupação constante e falta de controle sobre seus gastos; • Aumento no número de gastos e compras; • Não conseguir parar de gastar, principalmente coisas desnecessárias; • Mentir para encobrir compras realizadas e seus motivos; • Problemas financeiros e no meio familiar/social por conta disto.


É uma doença que atinge várias pessoas e, na maioria das vezes acaba passando despercebido. Geralmente essa doença afeta pessoas que já possuem outras doenças, como ansiedade e depressão.


Isso porque, ao exercer seu poder de compra, é gerada uma momentânea sensação de satisfação e alegria, usada como um tipo de compensação para deixar a pessoa feliz em momentos que ela não está contente.


Tratamento


Por se tratar de uma condição que pode acarretar em uma comorbidade (uma condição que vem acompanhada de uma ou mais doenças), o diagnóstico deve ser feito o quanto antes possível para início do tratamento ideal.


A família tem um papel essencial nessa questão, além de ajudar no controle e na conscientização da condição, mas também tomando medidas que ajude o paciente a não praticar o ato da compra, como o impedir que use cartões de crédito, por exemplo.


O principal tratamento é feito através de acompanhamento médico especializado e individual. Outras opções que podem ajudar é participar de grupos de apoio, acompanhamento para auxílio nas finanças e acompanhamento familiar.




bottom of page