Os raios ultravioleta estão presentes o ano todo, mas é no verão que eles se intensificam e que precisamos tomar os cuidados necessários para prevenir danos à saúde.
Apesar da radiação ultravioleta ser necessária ao corpo humano, nos proporcionando a Vitamina D e beneficiando os ossos e dentes, a exposição excessiva e em horários onde a radiação é mais forte podem causar doenças graves, como o câncer de pele.
Durante o verão o céu não apresenta muitas nuvens, e o índice de raios ultravioletas aumentam, tendo assim mais espaço para a radiação passar.
Raios UVA e UVB
A radiação UVA dificilmente causa vermelhidão na pele, porém possui uma penetração muito maior que os raios UVB, o que pode causar alteração nas células do nosso corpo, acarretando à longo prazo em: manchas, rugas, envelhecimento da pele e o câncer de pele.
Os UVB apesar de apresentarem um índice bem menor que os raios UVA, podem penetrar a epiderme, proporcionando o bronzeado, causando queimaduras e reações alérgicas, além de também provocar o câncer de pele.
Cuidados que você deve ter com a pele no verão
Evitar a exposição ao sol excessiva
Todo cuidado é pouco na hora de tomar sol. Durante os horários de pico é onde mora o grande risco da radiação UV, portanto evite ficar exposto ao sol entre às 10h e às 16h, procure sempre permanecer em locais cobertos e com sombra até que o sol enfraqueça.
Uso do protetor solar
O protetor solar, não só no verão, como no ano todo, deve ser usado diariamente. O ideal é evitar deixar que a pele fique desprotegida, portanto procure distribuir ele por todo o corpo, para que a pele absorva, aplique 30 minutos antes da exposição solar e reaplique o protetor ao decorrer do dia.
Hidratação
A hidratação é algo fundamental nas nossas vidas, e durante as altas nas temperaturas devemos ingerir ainda mais líquidos. Além do nosso organismo necessitar de água, a pele também sofre com o ressecamento, por isso o recomendado é tomar entre dois e três litros de água durante o dia, e fazer o uso de hidratantes para ajudar a manter a quantidade de água necessária na pele.
Roupas e Acessórios
Outra forma de proteger a pele é fazendo a utilização de roupas e acessórios que bloqueiam os raios UV. Roupas feitas com tecidos como o nylon e o algodão impedem que a radiação penetrem na pele.
Acessórios como o boné e o chapéu são essenciais para proteger o rosto e o couro cabeludo, evitando enxaquecas. Além disso, outro objeto muito importante que você deve adquirir são os óculos de sol, que previnem a catarata e outras lesões nos olhos.
Banho
A alta temperatura no banho retira parte da barreira protetora da pele, prejudicando a hidratação da pele e causando o ressecamento dela. Procure sempre tomar banho com a temperatura da água fria ou morna para evitar danos.
Comments