top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Enxaqueca: o que é e como evitar


Você já teve uma crise de enxaqueca? Muitos sofrem desta condição que acomete boa parte das pessoas, e muitas podem ter passado por isso ao longo da vida e ter confundido com uma simples dor de cabeça.

A questão é que enxaqueca vai além de uma dor de cabeça comum, tanto pelas causas e sua dor, quanto pelos fatores que podem acompanhar esta condição. Nesse artigo vamos explicar um pouco sobre esta condição e trazer dicas sobre como evitar.


O que é


Enxaqueca de fato é um tipo de dor de cabeça, mas não tão simples. Ela se caracteriza como uma dor incapacitante, que impede a pessoa de produzir e realizar diversas tarefas normalmente.


É uma condição que pode afetar tanto homens como mulheres, mas com chances maiores para as mulheres. Costuma se manifestar geralmente em pessoas mais jovens e adultos.

Em alguns casos a pessoa pode sofrer interferências visuais, como pequenos pontos de luz na vista, ou até mesmo algumas manchas na visão. Este caso é chamado de enxaqueca com aura.

Causas


Essa é uma condição que pode acontecer por diversos motivos, inclusive por fatores genéticos. Mas existem algumas questões que podem ser gatilho para uma enxaqueca aparecer, como por exemplo:


• Estresse; • Insônia; • Tabaco e fumo em geral; • Longos períodos de jejum; • Consumo de doces, café, bebidas alcoólicas em excesso; Entre outros.

Como prevenir


As causas da enxaqueca varia de caso pra caso, assim como seu tratamento, mas existem alguns hábitos que podem amenizar a frequência e efeitos da enxaqueca.


• Alimentação equilibrada: mantenha uma dieta balanceada, sem excessos e evite pular refeições. • Excesso de força física: evite se esforçar demais fisicamente, pois a exaustão pode levar a enxaqueca. • Sono regular: estabeleça horários para dormir, e concilie com sonecas de, no máximo, 15 minutos durante o dia. Evite comidas pesadas antes de dormir. • Diminua o Estresse: pratique atividades que promovam o relaxamento. Descanso em rede, massagem, meditação e qualquer outra atividade que lhe acalme.



Caso as enxaquecas se tornem frequentes, procure um médico para averiguar a causa e origem, para que seja realizado o tratamento necessário de acordo com sua intensidade.

bottom of page