O que fazer quando a cãibra aparece?


Muita gente já ouviu falar, mas nem todos já sofreram com ela. Você já teve cãibra em algum momento na sua vida? Aquela dor muscular intensa que, geralmente, acomete uma região fadigada da perna?


Essa condição costuma ser bem comum, principalmente em atletas ou pessoas que praticam ou exercem alguma atividade que seja intensa fisicamente. Apesar disso, ela também pode acontecer sem aviso ou devido a outras condições.


Neste artigo falaremos mais sobre a cãibra, seus sintomas, causas e o que fazer quando ela chegar.



Cãibra e suas causas


A cãibra nada mais é que uma contração no músculo, que costuma ser bem aguda e dolorosa. Ela pode aparecer em qualquer músculo do corpo, sendo mais comuns nas pernas (na região da panturrilha ou coxa), pés e mãos.


Ela é causada por conta da falta de água no músculo afetado, e costuma ser uma ação rápida, entre 1 e 10 minutos. Não costuma ser um quadro grave e, geralmente, aparece após uma atividade física mais rigorosa.


Outros fatores que podem interferir para o surgimento da cãibra, é a baixa temperatura, que torna a musculatura mais rígida, a má circulação pelas artérias, e condições como diabetes, anemia, insuficiência renal, etc.


Porém, é importante salientar que em momentos onde a cãibra costuma aparecer diariamente, ou em casos onde ela dura mais que 10 minutos sem cessar, pode indicar alguma outra condição mais séria. Nesta condição, o ideal é que se procure uma ajuda médica para diagnóstico.


Como tratar


Normalmente ela é tratada na hora através de alongamento e massagens no músculo da região afetada, até porque esta é uma condição que não possui um tratamento específico.


Outra coisa que pode auxiliar nesses momentos, principalmente para quem sofre com cãibras recorrentes, é analgésico e anti-inflamatórios. Além disso, existem maneiras alternativas que podem ajudar, como massagens frequentes, boa hidratação, comer alimentos ricos em potássio e magnésio (como a banana), e aplicação de bolsas térmicas no local.



Caso você sofra frequentemente com cãibras, consulte um médico para descobrir a origem do problema e receber o melhor tratamento para o seu caso. Conosco você tem direito a até 70% de desconto nos exames e consultas que forem necessárias. Clique aqui e saiba mais!

111 visualizações0 comentário