top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Dor de dente? Pode ser cárie


O tema de hoje é saúde bucal, mais especificamente sobre cáries. Um assunto que é repleto de dúvidas e que, querendo ou não, é uma condição muito comum na vida das pessoas hoje em dia.


A cárie é o resultado da ação de ácidos nos dentes, causados por bactérias que existem na nossa boca e também por substâncias e resíduos, como açúcar e restos de alimentos.


Depois de consumir os resíduos de alimentos (especialmente açúcar), o ácido produzido pelas bactérias pode destruir o esmalte dos dentes. Portanto, se torna ainda mais importante manter a higiene bucal em dia para remover todos os resquícios e proteger os dentes.


Tipos de cárie


A cárie é uma condição comum, principalmente em crianças, porém isso não exclui a possibilidade de adultos a contraírem também. Os tipos mais comuns são:


• Cárie coronária - muito comum. Pode afetar criança e adultos. A cárie coronária se encontra na parte do dente onde ocorre a mastigação, ou entre eles.


• Cárie radicular - Com a idade, a gengiva se retrai, e acaba expondo parte da raiz do dente. Quando isso acontece, como o esmalte não cobre a raiz do dente, essas áreas expostas se tornam mais sujeitas à deterioração.


• Cárie recorrente - uma degeneração que pode ocorrer ao redor de uma restauração existente. Isso ocorre porque essas áreas tem a tendência de acumular placas que, eventualmente, causam lesões.

Sintomas e tratamento


Os sintomas mudam de acordo com o desenvolvimento da cárie dentária. Inicialmente, a placa bacteriana (película fina formada por microrganismos) se forma nos dentes, causando manchas esbranquiçadas e opacas.


Caso não seja detectada e tratada desde o início, a lesão aumenta e alcance outras camadas do dente. Quando o dano ultrapassa o esmalte do dente, iniciam-se os sintomas como sensibilidade e incomodo ao mastigar.


Quando chega a polpa do dente, a dor pode se tornar intensa.


O tratamento costuma variar de acordo com o estágio da cárie. Em casos supérfluos, apenas uma aplicação de resina na superfície já resolve o problema. Em casos intermediários, onde o esmalte já foi danificado, é necessário uma restauração, onde se retira o tecido danificado do dente e é preenchido com resina, realizando as chamadas “obturações”.


Caso a cárie não seja tratada, ela corre sérios riscos de evoluir e provocar maiores estragos. Quando uma cárie chega ao seu ponto crítico e atinge a polpa do dente, ela pode criar abcessos na raiz. E nesse estágio pode ser necessário a realização de um canal ou até extração do dente.




bottom of page