Diarreia: causas e como tratar


Essa é uma condição que quase todo mundo já sofreu durante a vida. Ela é muito incomoda e até mesmo perigosa, dependendo do caso, da sua intensidade e período.


Ela se caracteriza pela perca de consistência das fezes e pela quantidade de líquido que é evacuada durante a infecção. Na maior parte das vezes ela dura cerca de 3 dias, mas pode indicar uma condição mais grave caso passe de uma semana.



Ela é dívida entre dois tipos: diarreia aguda, que é quando ela dura mais tempo e pode ir e voltar eventualmente, podendo durar até 30 dias. E também diarreia crônica, quando dura mais de 1 mês e pode sinalizar outras condições presentes, como intestino irritável ou até câncer.


Causas


Sua principal causa se dá através de infecções de bactérias, vírus ou até parasitas, gerando uma inflamação interna que compromete o funcionamento do sistema digestivo.


Além disso, ela pode ser causada por situações de intoxicação, como é o caso da intoxicação alimentar, e também por meio de medicamentos que causem um efeito colateral no organismo.


Também pode estar atrelada a outra condição, como forma de sintoma de alguma doença, como por exemplo: doença celíaca, flora intestinal desregulada, doença de Chron, etc.


Tratamentos


Normalmente o tratamento para diarreia é bem conservador e feito em casa. Em alguns momentos, de acordo com o nível da diarreia, pode ser necessário uso de medicamentos que devem ser prescritos por um médico.


Em geral, o tratamento caseiro consiste no consumo de líquidos, como água, sucos e sopa, para combater a desidratação causada pela evacuação.


Algumas outras técnicas simples que podem ser empregadas:


• Soro caseiro; • Soro de reidratação (após evacuação); • Alimentação leve (arroz, torradas, batata cozida, maça, banana);


É importante também evitar alimentos pesados, gordurosos e apimentados, pois estes podem levar a um maior fluxo do sistema intestinal, provocando mais evacuações e, consequentemente, perca de líquido.


Em caso de sintomas prolongados, ou aparência como cor das fezes estejam muito alteradas, consulte um médico o quanto antes. Clique aqui e tenha acesso com até 70% de desconto.



72 visualizações0 comentário