top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Como lidar com pelos encravados


Provavelmente você já teve um pelo encravado em algum momento da sua vida. As vezes ele pode se parecer muito com um cravo ou espinha, geralmente avermelhado e dolorido na região onde se encontra.


Isso acontece quando o folículo piloso não encontra o "caminho correto" para sair da pele, e acaba obstruindo a passagem do poro entre a queratina (camada que se forma sobre a epiderme).


É uma condição que é comum e pode acometer a qualquer pessoa, de qualquer sexo e todas as idades em qualquer momento da vida. Porém, dependendo do caso e da pessoa, pode ocorrer mais usualmente em determinados lugares do corpo do que em outros.



Em homens, por exemplo, é mais comum que se encontre pelos encravados na região onde a barba cresce, como bochechas e pescoço. Nas mulheres em regiões mais delicadas, como axilas e virilha.


As causas podem varias bastante de caso para caso, podendo estar relacionada a falta de higiene e até influência das roupas usadas. Porém o causa mais comum é a forma errada de se depilar.


O que fazer para tratar


Uma das principais maneiras de se prevenir o aparecimento dos pelos encravados está associado ao cuidado com a pele. Dois costumes simples podem ajudar a acabar com este mal, que é a esfoliação e hidratação da pele.


Esfoliar e hidratar a pele são duas ações que combatem o pelo encravado e tudo que propicia esta condição, pois remove células mortas da pele (que entopem os poros) e também evita o ressecamento, prevenindo possíveis lesões.


Outras técnicas também podem auxiliar neste processo, principalmente relacionadas ao cuidado com o rosto e depilação, como por exemplo:



• Lavar o rosto com água morna e usar sabonete neutro, para facilitar a abertura dos poros; • Ao se depilar/barbear, passar a lâmina sempre no sentido de crescimento dos pelos, não contra; • Não utilizar lâminas com a pele seca; • Enxaguar o rosto com água fria, propiciando o fechamento dos poros.


Dermatologistas afirmam que o modo e tipo de depilação ideal varia de pessoa pra pessoa. Se esta é sua principal causadora de pelos encravados, consulte um dermatologista para que ele possa lhe ajudar da melhor maneira.




bottom of page