top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Como evitar doenças de mudanças climáticas


Nos tempos atuais fica cada vez mais complicado prever as temperaturas, e essas mudanças de clima acabam muitas vezes deixando diversas pessoas doentes.


Gripe, resfriado, amidalite, bronquite e até a pneumonia são alguns problemas comuns com essas mudanças, e é exatamente no momento das alterações climáticas em que a defesa do organismo fica enfraquecida, facilitando a proliferação de vírus e bactérias. Contudo podemos tomar medidas simples como método de prevenção, como alguns exercícios físicos, uma boa dieta saudável e excelentes noites de sono, são de muita importância.


As mudanças de temperaturas repentinas, acabam deixando pessoas com imunidade baixa, e é exatamente nesse momento em que o vírus consegue causar um processo inflamatório na mucosa, assim desenvolvendo gripes e resfriados.


Como Evitar


Para que o organismo não fique tão expostos podemos tomar medidas simples como método de prevenção, como alguns exercícios físicos, uma boa dieta saudável e excelentes noites de sono, são de muita importância.


As Mudanças de temperaturas repentinas, acabam deixando pessoas com imunidade baixa, e é exatamente nesse momento em que o vírus consegue causar um processo inflamatório na mucosa, assim desenvolvendo gripes e resfriados.


A pessoa pode escolher pela vacina contra a gripe, geralmente as vacinas ocorrem no mês de abril, porém se a pessoa já estiver com algum tipo de doença, ela deve recorrer a alguns medicamentos, como os descongestionantes por exemplo.


Não esqueça de beber muito líquido


É de suma importância que a pessoa mantenha uma boa hidratação, incluindo a ingestão de legumes, verduras e frutas com bastante água, principalmente se o clima estiver seco.

Outra opção é sempre carregar uma garrafinha de água.


Boa alimentação


Uma alimentação balanceada acaba ocasionando em uma boa imunidade, criando uma barreira contra diversos tipos de doenças. Para uma boa alimentação o fundamental é priorizar alimentos que aceleram o metabolismo.


Evite ambientes aglomerados


Com a queda de temperatura, nosso corpo já tende a ficar mais frágil, então evitar ficar em lugares fechados com muitas pessoas. Aliás, essa concentração pode deixar o local abafado demais, causando queda de pressão e mal-estar.


Além disso é importante manter os ambientes arejados, seja para manter o calor ou evitar a entrada do sol, muitas pessoas acabam deixando suas casas completamente fechadas. Entretanto, ao impedir a circulação de ar, você favorece a proliferação ou a estagnação de vírus, fungos e bactérias no ambiente.


Evite o choque térmico


O choque térmico é uma mudança é um tipo de mudança de temperatura muito agressiva para pessoas que possuem vias respiratórias mais sensíveis. Caso não seja possível é interessante minimizar tais problemas, como evitar sair de um lugar abafado para um gelado sem proteger nariz e boca com a blusa ou um cachecol e não espere estar em contato com o ar frio para se agasalhar.


bottom of page