Benefícios da natação para a saúde


Você já nadou? A natação é um esporte muito famoso, principalmente por se tratar de um esporte olímpico de tradição. Muitas pessoas já nadaram, mas poucas praticaram natação como uma modalidade esportiva.


Apesar disso, nadar é considerada uma das atividades mais completas e benéficas para a manutenção da saúde do nosso corpo. Isso porque é um esporte que trabalha tanto a musculação quanto condicionamento físico do corpo.


Não há contra indicações para a natação. Ela é indicada para todos os públicos, de todas as idades e em qualquer momento pois, além de trazer diversos benefícios, não possui impacto.

Neste artigo falaremos mais sobre os benefícios da natação para nossa saúde.



Trabalha o corpo todo


A natação, diferente da musculação que trabalha cada parte do corpo separadamente, trabalha o corpo todo de uma só vez durante o exercício, trazendo mais resistência e saúde para ligamentos e tendões.


Fora isso, também trabalha a resistência e flexibilidade dos músculos, o que torna ela uma das principais formas de fisioterapia para correção ou tratamento de lesões.



Melhora o sistema respiratório


Essa é uma prática esportiva que exige muito da nossa respiração, trabalhando e otimizando muito a capacidade respiratória e a respiração como um todo.


Além disso, por conta do trabalho muscular realizado, os músculos do sistema respiratório, como os da região torácica, são altamente exercitados, o que aumenta sua potência e, consequentemente, a oxigenação do sangue.


Emagrece


Como este exercício é praticado na água, o esforço físico é muito maior do que em outras atividades físicas. Este esforço a mais resulta em uma grande queima de calorias do corpo.


Este esforço resulta na queima de calorias para gerar mais energia ao corpo e, consequentemente, auxiliando na perda de peso.



53 visualizações0 comentário