top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Não é só cárie: conheça outras doenças bucais comuns


Provavelmente você já teve alguma doença bucal durante sua vida, né? Quando se fala em doenças bucais, logo se vem a mente a cárie. Porém, apesar de ser uma das mais comuns, ela não é a única condição que afeta nossa boca.


As doenças bucais são mais comuns do que você imagina e todas exigem atenção, pois podem comprometer a saúde e qualidade de vida de qualquer pessoa. A boa notícia é que todas podem ser evitadas com medidas preventivas simples.


Neste artigo você vai descobrir as doenças bucais mais comuns e suas formas de prevenção.



A saúde bucal dos brasileiros


Em 2015, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou o segundo volume da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) realizada em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com a pesquisa, em 2014, 44,1% das pessoas entrevistadas tinham feito uma consulta com o dentista.


O estudo também indicou que apenas 48,1% dos respondentes homens usam escova de dente, creme e fio dental para higienizar a boca. Já entre as mulheres, o percentual é maior, alcançando os 57,1%.


Doenças mais comuns


Tártaro: é formado quando a placa bacteriana não é removida corretamente. Diferente do aspecto rugoso/viscoso da placa, o tártaro é mais denso, pois é uma calcificação. É formado por bactérias, por isso, causa o amarelamento dos dentes, além de poder desencadear quadros de gengivite.


A prevenção é, basicamente, manter uma boa escovação e o uso do fio dental.

Gengivite: inflamação da gengiva provocada por bactérias que se instalam em suas bordas. Para combatê-la, é necessário, além de escovar os dentes após cada refeição, usar o fio dental até a borda da gengiva. Mas atenção: como a doença também pode ser causada pelo diabetes, é importante manter a glicose sob controle.

Esta ainda, se não tratada, pode levar a uma periodontite, uma inflamação causada pela gengivite não tratada ou indevidamente cuidada. Se o problema agravar, pode afetar todos os tecidos que sustentam a dentição, gerando o desgaste deles. Com o tempo, os dentes ficam moles e podem se soltar da gengiva.

Retração das gengivas: neste caso, a gengiva sobe e deixa a raiz do dente exposta. Má escovação, força exagerada ao escovar os dentes e o uso de escovas com cerdas duras podem ser algumas das causas. Fatores hereditários e mau posicionamento dos dentes também podem gerar o problema.


O tratamento para a retração das gengivas consiste em cirurgias de enxerto para cobrir as raízes expostas.





bottom of page