top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Visão embaçada - conheça a Miopia


Este tipo de condição é uma das mais comuns relacionadas a problemas de visão. Hoje em dia cada vez mais pessoas são afetadas por ela ou por alguma outra condição da visão.


Estimasse que no Brasil, por ano, mais de 2 milhões de casos de doenças oculares são diagnosticados. Na maior parte das vezes a condição pode estar relacionada a genética da pessoa.


Neste artigo falaremos sobre a miopia, mas também existem outras condições visuais conhecidas e muito comuns, como astigmatismo e hipermetropia, que serão abordadas em breve em outros artigos.



O que é


Na miopia, a pessoa não consegue enxergar os objetos que estão mais longes com a mesma clareza que enxerga os que estão próximos, pois quanto mais distantes mais embaçados se tornam.


Em condições como essa existem os graus, que indicam o nível da doença, medindo a capacidade que os olhos possuem para enxergar e focar os objetos. Geralmente esta condição progride rapidamente.


Essa também é uma doença hereditária, que tende afetar várias pessoas da mesma família. Ou seja, caso seus pais tenham essa ou alguma outra doença oftalmológica, as chances de você também desenvolver em algum momento da vida, são grandes.


Diagnóstico e tratamento


A miopia pode ser diagnosticada através de um exame de rotina com um oftalmologista. Nele é realizado a análise da parte física dos olhos e também algumas perguntas, principalmente envolvendo sintomas e histórico familiar.


Os principais exames que costumam ser realizados neste caso são: tonometria, oftalmoscopia e exame de lâmpada de fenda.


Após realizar o diagnóstico, deve ser avaliado o grau da doença. Para a maioria dos casos, o tratamento é feito à base de lentes ou óculos de correção, regulados de acordo com o grau.


Em casos mais graves, onde a doença avança mais rapidamente, pode ser necessário o procedimento cirúrgico para intervir no agravamento da condição, evitando maiores prejuízos a visão.


Em caso de sintomas como vista cansada, dor nos olhos, na cabeça, tontura, vista embaçada, letras embaralhadas, entre em contato com um oftalmologista para uma bateria de exames de rotina. Clique aqui e tenha até 70% de desconto na sua consulta e exames.



bottom of page