top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Saúde mental: como está a sua?


Você sabe o que é saúde mental? Um conjunto de fatores podem influenciar diretamente no seu estado de saúde, seja físico ou mental. Seja problemas pessoais ou profissionais: podem haver problemas na saúde mental no relacionamento e na saúde mental no trabalho.

Nesse artigo iremos falar um pouco sobre a importância de buscar uma vida mais equilibrada para poder manter a saúde em dia, seja física ou mental, pois uma pode influenciar na outra.


A saúde mental


Estar com a saúde mental em dia é extremamente necessário para uma vida mais tranquila. A saúde mental é se sentir bem consigo mesmo e com os outros. Ter a habilidade de lidar com as coisas mais adversas da maneira mais positiva possível.

Porém nos dias de hoje, as exigências e rotina do dia-a-dia costumam esgotar tanto o físico quanto o psicológico das pessoas, colocando assim sua saúde mental em cheque. O que aumenta muito o risco do surgimento de doenças e transtornos psicológicos.


Problemas causados


Fato é que todos podem, em algum momento da vida, desenvolver um problema psicológico resultante de uma saúde mental abalada. Dentre os transtornos mais comuns estão:

• Ansiedade;

• Depressão;

• Stress contínuo;

• Surtos psicóticos;

• Atrasos mentais;

Além disso, podem haver outras consequências provindas desses males, como dependência de drogas, consumo excessivo de álcool, transtornos alimentares, entre outros.


Dicas para cultivar a saúde mental

Uma boa saúde mental é sinônimo de uma vida mais leve. E para melhor cuidar dela é necessário entender que não há nada de errado se preocupar consigo mesmo em algumas ocasiões. Algumas dicas que podem ajudar nessa reflexão, são:

• Tente encontrar a felicidade mesmo em pequenas coisas, em cada momento seja como e onde for;

• Medite. Meditação é uma prática altamente relaxante, além de manter a pessoa focada, consciente e calma mesmo em situações de pressão;

• Pratique exercícios. A prática de exercícios regulares liberam hormônios que trazem sensação de felicidade, além de ser uma ótima alternativa para cuidar da saúde do seu corpo e para descarregar suas angústias;

• Se necessário, converse com um psicólogo. Em momentos onde tudo parece um turbilhão, eles podem ajudar a esvaziar sua mente e organizar os sentimentos. Exercícios mentais são de extrema importância para elevar o bem estar consigo mesmo, e cuidar da sua mente assim como do corpo, garantindo uma vida mais feliz e mais qualidade de vida.



bottom of page