Piolho: saiba mais sobre essa condição


O piolho é um inseto que se agarra aos folículos de cabelo e se instalam no couro cabeludo das pessoas para sugar o sangue da região e, fora isso, depositar seus ovos. É um inseto que se multiplica com facilidade e rapidez.


Existem diferentes tipos de piolhos que invadem diferentes partes do corpo, podendo aparecer pelo corpo, chamados de muquirana, e os que podem aparecer nas áreas dos pelos pubianos, chamados de chato.



Um piolho pode viver cerca de 3 semanas, e a fêmea pode chegar a botar 10 ovos por dia. Isso significa que cada fêmea viva, pode gerar cerca de 300 ovos no período de um mês.


Os ovos são instalados na raiz do cabelo com uma espécie de cola produzida pelas fêmeas, e se camuflam entre os fios de cabelo. Quando os ovos estão vazios eles ficam brancos e mais fáceis de se encontrar, e são chamados de lêndeas.


Sintomas e transmissão


Ao se alimentar, os piolhos aplicam sua saliva para dilatar micro vasos sanguíneos e anestesiar a área em que sugará o sangue. Esta picada gera sintomas como:


• Forte coceira; • Feridas por coçar a região da picada; • Marcas geradas pela picada; • Em casos extremos, ínguas e infecções.


Diferente do que muitos pensam, o piolho não salta de uma pessoa pra outra. A transmissão é feita por contato direto, quando uma pessoa que está infectada se aproxima, abraça ou permanece lado a lado de outra pessoa.


Os piolhos podem ser facilmente identificados a olho nu, o que facilita o diagnóstico. Porém, para facilitar este processo, é possível pentear o cabelo com um pente fino para retirada e conhecimento da infestação.


Tratamento


O tratamento exige bastante paciência e dedicação, pois uma infestação de piolhos é difícil de controlar, visto que o inseto tem fácil adaptação e reprodução, além de uma transmissão simples e facilitada.


Os tratamentos podem varias de acordo com o caso, podendo serem feitos com uso de shampoos para piolho, inseticidas específicos aplicados no couro cabeludo por alguns minutos e também através de medicamentos via oral.


É sempre recomendado que um médico seja consultado para avaliar qual o procedimento ideal para se aplicar no caso, e que se mantenha o uso de pente fino regularmente durante todo o tratamento.



86 visualizações0 comentário

PrevSaúde ®️  - 2021