top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Picada de inseto: sinais de alergia


É comum que a picada de inseto cause uma reação na região onde ela se encontre. Geralmente uma leve elevação no local da picada, aspecto avermelhado e coceira são os principais sintomas.


Porém, em alguns casos, os sintomas podem indicar mais do que uma reação comum. Algumas pessoas podem ter alergias a algum inseto específico, o que costuma causar uma reação mais pesada na pessoa.



Os insetos mais comuns que podem causar reações são: formigas, pernilongos, percevejos, borrachudos e muriçocas. Na maioria das vezes é possível aliviar os sintomas com pomadas antialérgicas comuns.


Por conta disso apresentaremos dicas que podem lhe ajudar a identificar uma alergia ou condição mais séria relacionada a picadas de insetos e animais.


Sinais de uma alergia


Algumas pessoas podem ter reações mais pesadas às picadas de inseto, o que pode indicar um quadro alérgico. Os sinais mais comuns nesses casos são:


• Vermelhidão e inchaço no local e membro afetado; • Dor e coceira intensa no local; • Vazamento de líquido transparente pelo local da picada.


Em alguns casos a reação pode ser ainda pior, indicando uma condição muito mais séria. Geralmente, quando sintomas como tontura, sensação de desmaio, queda de pressão, inchaço no rosto e pescoço, principalmente com dificuldade para respirar, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.


Para casos como esse pode ser necessário um cuidado mais complexo, utilizando medicamentos ministrados por profissionais, como injeções, que só são possíveis de se conseguir em unidades de atendimento específicas.


Também costumam necessitar de tratamento com remédios e pomadas especiais para este tipo de condição, como as feitas à base de corticoides.



bottom of page