Para que serve o apêndice?


Provavelmente você já ouviu falar do apêndice, ou ao menos sobre a doença apendicite, que se dá pela inflamação do órgão. Mas uma dúvida muito comum que paira a cabeça das pessoas é: para que serve o apêndice, afinal?


Poucas pessoas sabem, afinal, muitas dúvidas pairam sobre este órgão e, devido a isso, muitos estudos foram realizados até hoje. E mesmo que não seja de vital importância para o corpo, é um órgão que, se inflamado, pode colocar a vida em risco.


O nome desta condição é chamada de apendicite. Isso se dá porque, quando inflamado, o órgão corre o risco de estourar e, caso estoure, ele espalha diversas bactérias pelo corpo, causando uma infecção geral.



Após diversas pesquisas, foram feitas algumas descobertas sobre o apêndice, porém não se chegou a um consenso sobre sua real função. Neste artigo apresentaremos os principais resultados sobre essas funções.


Estudos: funções do apêndice


Algumas pesquisas apontam o apêndice como parte restante da evolução do corpo humana. Acredita-se que, antigamente, o apêndice fazia parte do nosso sistema digestivo, usado principalmente para auxiliar na digestão de alimentos mais duros.


Como a dieta, e até mesmo preparo dos alimentos, foram se alterando com o tempo, o sistema digestivo também mudou e se adaptou. Com isso o apêndice foi diminuindo e se tornando inativo no corpo humano.


Outros estudos apontaram o apêndice como parte do sistema imunológico, sendo de importância para o organismo. Foi comprovado que o órgão possui células linfoides, que auxiliam no combate a infecções.


Consta no estudo que, conforme a pessoa cresce e se desenvolve, o apêndice acumula essas células, o que ajuda na maturação de outras células que auxiliam o sistema imune a criar anticorpos.


Também foi revelado em outras pesquisas, que o apêndice, na verdade, ainda atua no sistema digestivo. Ele serve como local de armazenamento de bactéria benéficas para o intestino, e são liberadas após momentos de infecções como diarreia.


Quando isso ocorre, as bactérias contidas no apêndice são acionadas e substituem as bactérias que foram perdidas pelo intestino durante a infecção, reestabelecendo seu funcionamento.



Quando a apendicite (inflamação do apêndice) acontece, o ideal é que o médico seja consultado para averiguar a gravidade do quadro. Os médicos que podem melhor tratar dessa condição são: o gastroenterologista, clínico geral e, se necessário, cirurgião abdominal.


No PrevSaúde o associado tem acesso a essas e outras especialidades médicas com até 70% de desconto em exames e consultas. Clique aqui e saiba mais.

63 visualizações0 comentário