top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Homeopatia: mito ou realidade?


Você sabe o que é homeopatia? Essa é o nome de uma modalidade da medicina onde não são usadas drogas como medicamentos para combater a doença, como na medicina comum (chamada de alopática).


Na filosofia da homeopatia, é incentivado o uso de medicamentos naturais, placebos ou até a injeção do mesmo elemento causador da infecção/doença para combate-la.



O que é homeopatia

Em suma a homeopatia é o uso da própria origem da doença para combater a mesma. Nela são utilizado das mesmas substâncias que consistem no causador dos sintomas, para assim combate-lo.

Isto faz com que o corpo force o próprio sistema imunológico a agir, estimulando-o a se curar através das propriedades da própria substância causadora do enfermo.


Realmente funciona?


Essa é uma pergunta sem uma resposta exata. Existem várias pesquisas que buscam mostrar a eficácia de tratamentos homeopáticos, assim como diversos estudos que procuram provar que essa é uma forma errada de se tratar.

Em uma das pesquisas mais recentes, cientistas australianos fizeram uma revisão de diversos estudos sobre o caso, onde cerca de 68 doenças, tanto mais sérias quanto mais simples, foram tratadas através de homeopatia.


Os australianos concluíram que não houve nenhum resultado positivo, ou seja, a homeopatia não se mostrou eficaz no tratamento das doenças em si. Porém, mesmo assim, homeopatia ainda é muito comum no mundo todo.

Pesquisadores ressaltam o resultado psicológico da homeopatia como algo positivo no tratamento de alguma doença, e que, se usado juntamente com um tratamento alopático (com uso de drogas/medicamentos) podem trazer bons resultados.

Isso porque ela desperta o efeito placebo nas pessoas, onde elas acreditam que, por estarem realizando um “tratamento natural”, isso trará mais resultados que qualquer outro, fazendo assim com que o corpo absorva essa informação através do poder da autossugestão.

Para os cientistas essa é a principal serventia da homeopatia: a fé que ela desperta nas pessoas que estão passando por tratamentos.



bottom of page