top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Entorse no tornozelo: como tratar


Você já teve uma entorse? Aquela sensação de pisar em falto, virar o pé e torcer o tornozelo? Geralmente acontece ao caminhar sobre uma calçada quebrada, um terreno irregular ou buracos no meio da rua.


Costuma ser uma lesão sem muitas complicações, onde apenas repouso e compressa gelada no local podem resolver. Porém também é importante prestar atenção aos sinais para saber identificar o grau da lesão.



É um tipo de lesão comum e que pode acontecer a qualquer momento, mas, apesar de parecer simples, pode ser muito incômoda pela dor e pela dificuldade que causa no andar.


Sintomas de uma entorse


Geralmente os sintomas aparecem horas após o trauma, e são causados pelo estiramento no ligamento da região. Os principais são:


• Dificuldade para andar/apoiar o pé no chão; • Inchaço; • Hematomas roxos; • Alta sensibilidade na região torcida; • Febre local.



A torção é auto perceptível no momento em que se sente o pé virar, porém a gravidade da lesão só pode ser sentida momentos depois. O ideal é realizar uma consulta com um ortopedista que, com ajuda de um raio-x ou ressonância, pode diagnosticar o grau da lesão.


Tratamento


O tratamento para esta lesão pode variar de acordo com a sua gravidade. Comumente, em casos simples onde há apenas um leve estiramento, ela pode ser resolvida com repouso e compressa de gelo no local da torção e até mesmo uso de pomadas para amenizar a dor no local.


Em casos onde o estiramento leva a uma ruptura parcial ou total do ligamento, o médico pode indicar a realização de sessões de fisioterapia como tratamento. No tratamento, além de exercícios, pode ser indicado o uso de aparelhos que auxiliam na recuperação ao desinflamar a lesão em si.



Em alguns casos é necessário a imobilização do (com tala ou gesso) pé para que não haja problemas na recuperação do ligamento. Neste tempo, geralmente, é recomendado o uso de muletas para que não o pé não sogra de força excessiva.


bottom of page