top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Dor nas costas: sinais, causas e como tratar


Geralmente as dores localizadas na região das costas são causadas por lesões e traumas, ou associadas a problemas de postura e mal jeitos na coluna. Em grande parte das vezes também pode ser relacionado a tensão muscular.


Fatores como estresse, pressão intensa, momentos de tensão, excesso de força exercida, como carregar muito peso na academia ou trabalho, também podem originar um quadro de dor nas costas.


Mas em alguns casos a dor pode aparecer sem um motivo específico, o que pode modificar seu diagnóstico e trazer outros sintomas associados, como a febre e dificuldade de se movimentar. Estes casos podem apontar a presença de outras condições que podem ser causadoras da dor.


Neste artigo falaremos sobre estes casos e algumas das condições que podem causar a dor das costas e o que ela pode sinalizar sobre sua saúde.



Causas e Tratamentos


Doença respiratória: infecções respiratórias podem ocasionar dores na região das costas, devido à localização dos pulmões. A dor pode aparecer principalmente ao respirar, pois exige o uso de diversos músculos do corpo, inclusive das costas.


Para tratamento, é imprescindível que a pessoa procure um pneumologista para avaliar o quadro, pois pode se tratar de uma infecção mais delicada, principalmente se for acompanhada de catarro, tosse e febre.


Lesão muscular: quando a dor se localiza especificamente apenas do lado direito ou esquerdo das costas, pode se caracterizar como lesão muscular. Pode ser causada por mal jeito ou excesso de peso carregado.


O ideal para tratar dores causadas por lesão muscular, é fazendo compressa com água morna por cerca de 15 minutos na parte dolorida, ao menos 2 vezes ao dia. Se necessário, o uso de ante inflamatórios pode ser recomendado.


Ciático: uma dor localizada na parte “dos fundos” das costas podendo, as vezes, se espalhar pelas pernas. Isso se deve pela pressão feita sobre o nervo ciático, localizado no fim da coluna.


No tratamento, o ideal é que seja consultado um ortopedista para realização dos exames necessários para que o tratamento ideal possa ser iniciado o quanto antes possível.


Pedra nos rins: até mesmo os cálculos renais (vulgo pedras nos rins) podem causar dores nas costas. A dor causada por elas se erradia pelas costas de maneira muito intensa e pode impedir a pessoa de se mover perfeitamente.


O tratamento pode variar de acordo com o tamanho das pedras. Alguns casos apenas a medicação, a fim de destruir as pedras em pequenos pedaços, para que possam ser absorvidas pelo corpo, já são o suficiente. Nos casos mais pesados, a intervenção cirúrgica para a retirada pode ser necessária. Neste caso, consultar um médico se faz extremamente necessário.


Além dessas, existem outras condições que podem causar dor nas costas, como contraturas, hérnia de disco, gravidez e até mesmo infarto. O importante é se manter atento aos sinais, às possíveis causas e realizar exames de rotina.


bottom of page