Dicas para um alongamento perfeito


O alongamento antes e depois do exercício físico é muito importante. Os exercícios de alongamento podem aumentar ou manter a flexibilidade muscular, preparar e "aquecer" antes do exercício físico e eliminar a tensão após o exercício.


Eles são especialmente importantes para pessoas que correm, andam de bicicleta, nadam, jogam tênis ou realizam outros exercícios exaustivos, porque tais atividades podem aumentar a tensão e a rigidez.


Além disso, o alongamento pode prevenir muitas lesões, como tensão e inflamação.


No começo, principalmente se você é sedentário, alongar não é fácil, pois há uma grande dificuldade e dor durante os exercícios. Depois de um tempo, quando você estiver fazendo alongamentos de forma regular, os movimentos se tornarão mais fáceis e gostosos.


Assim, o PrevSaúde trouxe para vocês cinco truques eficazes para se alongar antes da prática de exercícios e para evitar lesões.


Dicas de alongamento

1. Primeiramente Analise o esporte/atividade que você fará. Os movimentos exigidos, qual musculação será mais exercida. Esses devem ser o fator principal no seu alongamento.


2. Não esqueça do resto! Apesar de focar nos músculos que mais serão exigidos, não deixe de alongar devidamente as outras partes do corpo, e leve ao menos de 5 a 10 minutos no seu alongamento.


3. Não force. Tente não passar de 1 min para cada alongamento. Desta maneira você evita a fadiga muscular e queda de rendimento do mesmo.


4. Mantenha um ritmo, Além de se alongar, pratique um aquecimento conjunto, para melhor preparação dos músculos.


5. Conclusão pós treino, Ao final da sua atividade, alongue novamente. Não exagere na força, pois o excesso pós treino pode causar lesões aos músculos recém trabalhados.


Em suma, o alongamento é um processo de alta importância para a prática de atividades físicas, além de poder ser de grande auxílio para a vida das pessoas em geral. Devem ser feitos diariamente porém com moderação, sem forçar.


Outra opção interessante é unir os exercícios de alongamento com uma rotina de treinos, praticando pilates ou yoga, por exemplo. Além de serem atividades que trabalham muito a elasticidade do corpo, também ajudam no equilíbrio e circulações.


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