Coceira: o que é, causas e tratamentos


A coceira é uma condição muito comum e que pode ocorrer espontaneamente ao decorrer da vida. Pode ser causada por diferentes motivos e, na maioria dos casos, é algo inofensivo. Porém, algumas vezes, pode ser necessário um tratamento para intervir no sintoma.


A coceira se caracteriza por uma reação nas terminações nervosas localizadas abaixo da pele. Dentre as principais causas podem estar reações alérgicas, irritações ou situações externas. Também pode vir tanto isolada quanto acompanhada de outros sinais, como lesões na pele, vermelhidão, entre outros.



Porém, em casos onde a coceira permanece por muito tempo e não para ou diminui, pode estar relacionada a alguma doença, seja dermatológica, diretamente ligada a pele, ou como reflexo de alguma outra condição.


Causas e tratamentos


Alergias: a coceira pode ser provocada por vários motivos, como irritação ou ações alérgicas. As principais costumam ser picadas de insetos, calor, muito suor, tecidos, cosméticos (shampoos, sabonetes, cremes), contato com plantas, alimentação, medicamentos, poeira e ácaros.


O ideal é tentar identificar a causa inicial da reação e manter distância da mesma. Dependendo do caso pode ser necessário o uso de antialérgicos ou pomadas. Para isso, consulte um médico.


Pele ressecada: esta pode ser causada por o uso excessivo de sabonetes ou por banhos demorados, principalmente os de água muito quente. Devido a irritação, a coceira pode causar lesões na pele. Além disso, medicamentos e alimentação ruim também podem influenciar nessa condição.


Para resolver esse problema, além de uma alimentação mais leve, o tratamento consiste a base de cremes hidratantes para a pele. Em casos extremos, remédios antialérgicos podem ser usados.


Dermatite: uma doença que afeta diretamente a pele, causando erupções e inflamações em sua superfície. Costuma ser uma condição genética ou autoimune, como um quadro crônico de alergia.


Existem diferentes tipos de dermatite, como por exemplo: dermatite atópica (que aparece entre as dobras), dermatite seborreica (vermelhidão e descamação), dermatite de contato (vermelhidão e bolhas) e dermatite herpetiforme (semelhante a herpes). Além disso, a psoríase é uma doença relacionada a dermatite.


Uma pessoa que sofre desta condição deve estar sempre em acompanhamento médico feito por um(a) profissional dermatologista. A partir das consultas serão avaliados a progressão dos casos e a necessidade de cada um, podendo assim indicar o tratamento ideal para cada um.


No PrevSaúde você pode consultar qualquer profissional da saúde com até 70% de desconto, além de contar com diversos benefícios no nosso clube de vantagens. Clique aqui para saber mais.

188 visualizações0 comentário