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Os Benefícios da Caminhada


A caminhada é a atividade física mais democrática que existe. Se você não vive com alguma limitação física, você pode praticar a caminhada regularmente. Caminhar não exige grandes investimentos, pagamentos mensais e nem um local específico.


Além de te manter com saúde e sempre bem animado, se você fizer acompanhamento com um nutricionista, você consegue perder ou regular seu peso com esse exercício simples!

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Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora seu humor. Isso é intensificado se você estiver caminhando na natureza, onde além de caminhar, você vai respirar ar puro e ver a vida de outra perspectiva.


Algumas indicações para ter um exercício saudável são as seguintes:

- Use roupas confortáveis - Faça alongamentos antes E DEPOIS de caminhar - Caminhe em locais planos, sem muitas subidas e descidas - Tente manter o tronco reto - Iniciar a passada com o calcanhar, depois a planta do pé e por último os dedos


Agora, listamos abaixo alguns dos maiores benefícios de manter uma rotina saudável de caminhada! Segue o fio:


1 – Afasta a Depressão

Durante a caminhada, nosso corpo libera uma quantidade maior de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina.


2 – Deixa o Cérebro mais saudável

Caminhar diariamente é um ótimo exercício para deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento. Entretanto, um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostra que esse efeito antienvelhecimento do exercício pode ser possível também em relação ao cérebro, ao aumentar seus circuitos e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção.


3 – Diminui a Sonolência

A caminhada durante o dia faz com que o nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina. Essa substância deixa o corpo mais disposto durante as horas subsequentes ao exercício. Somado a isso, a caminhada melhora a qualidade do sono de noite.


4 – Melhora a Postura

Como a caminhada é uma atividade física que envolve vários músculos e articulações, a sua prática regular pode ajudar a diminuir dores e a melhorar a postura corporal.


5 – Melhora a Circulação

Um estudo feito pela USP, de Ribeirão Preto, provou que caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão.


Agora que você já sabe que a caminhada é extremamente benéfica pra sua saúde, que tal cuidar do seu bem mais precioso? VOCÊ! Aqui no PrevSaúde você consegue consultas e exames com até 70% de desconto! Algumas especialidades ficam abaixo do valor social!


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