top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Olho amarelo: sinal de perigo


Pele e olhos amarelados podem sinalizar várias possíveis patologias que promovem o acúmulo de bilirrubina. Ela é um pigmento presente na bile e tem origem na decomposição de componentes dos glóbulos vermelhos.


Quando a "esclera" (muitas vezes referida como "branco dos olhos") demonstra uma tonalidade amarelada, o corpo pode estar enviando um alerta indicando possíveis doenças que podem ser prejudiciais a saúde.


Neste artigo apresentamos condições que representam riscos para nossa saúde e que tem os olhos amarelados como sintoma.


Cirrose


A cirrose hepática está muito relacionada ao alcoolismo e a certos tipos de hepatite, que podem danificar as células do fígado e causar icterícia. Fora isso, também podem ocorrer aumento e fraqueza abdominal.

Hepatite


Essa é a principal forma de inflamação do fígado. Além dos olhos amarelados, essa infecção gera náuseas, vômito, mal estar e dor abdominal. Não existe remédio para eliminar o vírus, mas existe um tratamento para controlar a doença.


Hemólise


Na chamada hemólise, há um colapso dos glóbulos vermelhos e a subsequente liberação de hemoglobina, que causam uma série de alterações no corpo. O acúmulo de bilirrubina é uma delas, o que pode causar olhos amarelados.

Câncer no fígado e no pâncreas


O câncer de fígado e o câncer de pâncreas geralmente não apresentam muitos sintomas nos estágios iniciais, o que pode dificultar o diagnóstico. No entanto, os tumores que se encontram avançados podem ser notados mais facilmente. Sinais como olhos amarelos, perda de peso e abdômen aumentado são os mais comuns nessa condição.

Anemia Hemolítica


Nessa condição o próprio corpo produz anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos no sangue. A anemia surge pois o corpo não consegue repor as células com a mesma rapidez que são destruídas. Neste processo é onde surge o amarelo dos olhos, devido ao acúmulo da bilirrubina.

O que fazer


Em suma, existem várias doenças que causam icterícia e é necessário tratar as condições que a provocam. Para o sucesso do tratamento, é ideal que o diagnóstico seja feito precisamente e de maneira precoce.


bottom of page