top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Efeitos da pandemia: como a quarentena pode impactar o psicológico das pessoas


Devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, a rotina das pessoas teve que mudar totalmente. Afinal, a principal maneira de se prevenir e impedir a propagação do vírus, é com o isolamento social.


Porém essa mudança repentina e sem data para acabar, pode influenciar negativamente no psicológico das pessoas. Por isso o cuidado com a saúde mental se faz tão importante e necessário, ainda mais no momento atual.



Reflexos da quarentena


De acordo com profissionais da área da psicologia, os efeitos que esse momento de pandemia causa podem ser diversos, desde problemas de sono desregulado, irritação e até falta de concentração no dia a dia.


Outros fatores importantes e que devem ser cuidados de perto, são sinais que chegam com o isolamento. Além do stress, o panorama atual que vivemos pode trazer à tona crises de ansiedade, aflorar depressão, medo e transtornos obsessivos compulsivos.


Muito disso se deve ao fato do temor pelo desconhecido, pela mudança forçada e vida alterada repentinamente. Essa experiência traz consigo mudanças e sentimentos que entram na mente da pessoa, como a incerteza de quando tudo voltará ao normal e o medo da perca de um ente querido.


Como amenizar os impactos


Não deixe de se comunicar. Converse com as pessoas, busque estar sempre em contato com os amigos e familiares, seja pela internet, através das redes sociais, ou por telefonemas e vídeo chamadas.


Busque estar informado, mas filtre bem os conteúdos e confira sempre as suas fontes de informação. O excesso de posts nas redes sociais, acabam gerando muita desinformação, e essa confusão pode gerar um sentimento de angústia. Tente se informar mas apenas o necessário, e através de fontes confiáveis.


E procure manter uma rotina. Não é por estar em casa que seu dia a dia precisa ser ocioso. Inclua tarefas simples mas que lhe ocupem e distraiam, desde tarefas domésticas como fazer faxina, até hobbies como ler ou assistir filmes e séries. Também é válido praticar algo novo, para aguçar sua mente a não ficar parada, como aprender crochê, ou a tocar um instrumento musical.


É um momento onde as pessoas estão vulneráveis, mas essa fase também passará. Até lá, para que possamos enfrentar isso da melhor maneira possível, é necessário reciclar nossa mente e faze-la trabalhar ao nosso favor, criando resiliência para que saibamos lidar com as adversidades atuais.




bottom of page