top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Diabetes: doença silenciosa e traiçoeira


A diabetes é uma doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue, e pode provocar uma série de danos ao organismo. Frear a epidemia de diabetes exige uma mudança de foco: pensar menos em sintomas, e mais em prevenção e exames.


Exemplos de danos causados pela diabetes são: perda da visão, impotência sexual, dificuldade de cicatrização de feridas, amputação de membros e mau funcionamento de órgãos vitais, tais como coração, rins e cérebro.


Dados


Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o aumento de cerca de 60% dos casos no Brasil na última década, apontado pela Vigitel 2016 (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) é extremamente preocupante.


Quase 9% dos habitantes de nosso país são diabéticos, incluindo-se entre os cerca de 380 milhões de portadores da doença em todo o mundo. Porém, conter o avanço desse problema está ao alcance de cada indivíduo.

Tipos de diabetes


Embora o envelhecimento seja um fator de risco para o tipo 2 da doença, ela também pode ser causada pela obesidade, maus hábitos alimentares e sedentarismo. Logo, atitudes como praticar exercícios regularmente e manter peso adequado são fortes aliados.


Já o diabetes do tipo 1, que aparece predominantemente na infância, deve-se à incapacidade do pâncreas de produzir um hormônio denominado insulina, regulador da quantidade de açúcar no sangue. Não sabemos como evitar essa doença, porém hábitos equilibrados ajudam o paciente a ganhar saúde e qualidade de vida.


A prevenção é decisiva, porque os danos podem ser graves. À título de curiosidade: a possibilidade de um infarto em uma pessoa diabética aumenta 40% nos homens e 50% nas mulheres.


Prevenção


Além da vida saudável, é ideal a realização de check-up's todos os anos, no qual se verificam os níveis de glicose, colesterol, triglicérides, pressão sanguínea, entre outros. Com esse procedimento, é possível diagnosticar o diabetes em uma fase na qual o tratamento costuma apresentar bons resultados.


Atitudes preventivas e exames de sangue anuais são especialmente importantes no caso da diabetes, que, silencioso e traiçoeiro, não costuma apresentar sintomas iniciais. Porém, quando estes se manifestam, a doença pode já estar em fase adiantada.



Tratamento


Feito o diagnóstico, o tratamento deve ser imediato e regular. O médico avaliará se há necessidade de remédios por via oral e/ou insulina, frequência e dosagem. Dieta saudável, abolição do consumo de açúcar e exercícios físicos também são fundamentais para o restabelecimento dos níveis normais de glicose.

Combater a diabetes é essencial para a melhoria da saúde pública, em especial na redução da ocorrência de doenças cardiovasculares, as que mais matam no Brasil e no mundo.


Independentemente de campanhas e políticas governamentais, prevenção e controle dependem muito de uma atitude responsável de cada pessoa perante a sua própria vida!

bottom of page