top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Depressão: entende mais sobre esse mal


A depressão e outros distúrbios e transtornos psicológicos, são considerados o mal do século por grande parte dos profissionais da área da saúde, principalmente na parte psicológica e na psiquiatria.


Mas no que consiste essa doença que vem afetando cada vez mais pessoas no mundo? É o que falaremos neste texto.


A depressão


Depressão é caracterizada quando a pessoa que sofre com a doença, começa a não sentir mais prazer ou felicidade, nem mesmo interesse na vida.

É também uma condição onde a pessoa se sente desanimada, com sentimento de angústia, muitas vezes sem motivos evidentes. Este é um quadro psiquiátrico que pode assolar à todos, homens e mulheres de todas as idades.


O diagnóstico


Pode ser apenas através de uma análise com o profissional psicólogo ou psiquiatra, onde ele buscará sinais e sintomas, além de analisar histórico familiar e, se necessário, solicitar alguns exames.


A doença pode ser consequência de um desequilíbrio hormonal vindo da bioquímica cerebral, através da redução de neurotransmissores como a serotonina, que tem ligação direta com a sensação de prazer e bem estar.

Depressão é uma condição que necessita de auxílio e acompanhamento médico regular.


Sintomas


Alguns dos sintomas que podem vir com a depressão são:


• Cansaço extremo;

• Angústia;

• Ansiedade;

• Baixa autoestima;

• Pensamentos pessimistas;

• Insônia ou sono de mal qualidade;

• Falta de interesse em atividades que antes lhe davam prazer;

Entre outros.


Tratamento


O tratamento pra depressão não tem um prazo, pois a depressão pode tanto durar algumas semanas ou meses, como pode durar anos ou até não ter cura.


Costuma ser feito em conjunto com o psicólogo e psiquiatra, e em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos que auxiliam na regulação da química cerebral.


Ainda assim o acompanhamento regular é o principal, pois muitas vezes os remédios podem demorar para surtir efeito no paciente.



bottom of page