top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Cor da língua e o que ela indica sobre seu estado de saúde


Assim como as diferentes cores da urina podem sinalizar tipos de perigos sobre a saúde, a cor da língua também podem indicar como está a condição do seu corpo.


A coloração normal e a aparência da língua variam de uma pessoa para o outra, dependendo de fatores como idade, genética, hábitos, etc. Mas independentemente disto, mudanças na cor, nódulos aparentes e até mesmo mudanças na textura não devem ser ignoradas.



A língua humana pode nos indicar pistas preciosas sobre saúde - não apenas a saúde da boca, mas também a condição de determinados órgãos e a existência de certas doenças.


Normalmente, em alguns casos, é necessário consultar um dentista ou estomatologista (ou o especialista mais adequado para o caso) para um diagnóstico correto. Mas, em suma, todos devem estar atentos a alterações.

Cores da língua e seus significados


É importante se atentar e observar alterações. As cores podem indicar diferentes coisas, como:


• Rosado: indica uma condição saudável, onde a língua aparente uma cor mais viva e sem detritos na superfície.


• Vermelho: a cor vermelha, ou manchas vermelhas, podem indicar algum tipo de infecção ou desnutrição, especialmente anemia de vitamina B12 e B6 causada por má absorção ou ingestão insuficiente de alimentos.


• Roxo ou azul: geralmente indica uma doença que irá alterar o fluxo de oxigênio no sangue, resultando na chamada cianose, que podem ser doenças relacionadas ao coração, pulmão, sistema sanguíneo.


• Palidez: comum quando há anemia por deficiência de ferro e/ou má alimentação. Pode também afetar pacientes com doenças crônicas como, além de anemias, insuficiência renal, câncer, lúpus ou também pessoas que sofrem/sofreram de hemorragia.


• Língua branca: pode ser apenas má higiene por conta de uma limpeza inadequada na escovação dos dentes, (chamada de língua saburrosa) ou pode indicar lesões pré-malignas, bem como doenças infecciosas ou tumores.


• Manchas amareladas: Se a pele ao redor e as parte branca dos olhos também ficarem amarelas, acusa um caso de icterícia (alteração da substância amarelada encontrada na bile). Pode indicar um quadro de doença no fígado ou das vias biliares, como pedras na vesícula e hepatite.




bottom of page