top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Conheça mais sobre a azia


A maioria das pessoas, quando chegam na fase adulta, podem sofrer com azias recorrentemente. Aproximadamente, cerca de 10% dessas pessoas sentem a azia quase diariamente.


A azia traz uma sensação de desconforto muito grande e, além de ser uma condição passageira, também pode ser crônica e até indicar um sintoma ou reflexo de alguma outra condição.



O que é


A azia se caracteriza pela sensação de queimação, forte, leve ou moderada, situada no esôfago. Ela pode se estender pelo peito e pelo pescoço, aumentando ainda mais a sensação agoniante.


Essa condição pode ser tanto ocasional quanto constante. Pode inclusive ter relação com outras possíveis doenças. Tanto sua quantidade quanto intensidade pode interferir na qualidade do dia a dia da pessoa.

Causas


Diferentes motivos podem ser responsáveis por um episódio de azia. Desde alimentação quanto alguma condição que provoque a azia como sintoma. O refluxo é uma dessas condições.


O refluxo é originada pelo ácido gástrico, o mesmo usado para digestão, quando o líquido sai do estômago, sobre pelo esôfago e, em casos extremos, pode chegar até a boca.


Esta condição se dá pelo mau funcionamento de uma válvula no nosso estômago, responsável pelo controle desse ácido, que leva o nome de esfíncter esofágico inferior.

Dicas


Alguns hábitos podem aliviar e até mesmo evitar quadros de azia, como por exemplo:


• Não exagerar na quantidade de comida; • Não se exercitar de barriga cheia; • Buscar uma alimentação mais leve; • Faça refeições nas horas certas; • Não exagere no café, principalmente após o almoço; • Evite álcool e cigarro.


Como essa condição pode ter diversas causas e diferentes origines, o tratamento para a mesma pode variar muito de caso pra caso.


O diagnóstico é a melhor saída para encontrar o tratamento ideal para o seu caso. Consulte um médico especialista para saber a origem do problema.



bottom of page