top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Acne: o que causa e como tratar


Um problema comum em muitas pessoas, que horas pode ir e vir, alguns casos mais leve e em outros de maneira mais pesada, porém aparecendo sempre como um grande incomodo para a pessoa que sofre com esta condição.


Traremos nesse artigo um breve conteúdo sobre a acne, suas causas e sinais, além de dar dicas para se evitar e amenizar os sintomas.



O que é acne


Acne consiste em uma lesão ocasionada pelo alto número de sebo provenientes das glândulas sebáceas. Isso provoca excesso de oleosidade na pele, o que obstrui os poros.

Essa obstrução dos polos propicia o aumento e acúmulo de sujeira e bactérias, e a partir disso surgem cravos e, quando se encontram inflamados, tornam-se as chamadas espinhas.


Cravos e espinhas podem ser temporários e repentinos para boa parte das pessoas que sofrem com estas condições, mas em alguns casos podem persistir, durando meses ou até anos.

Causas da acne


Existem diversos fatores que podem influenciar no surgimento da acne, e o principal fator que pode trazer os sintomas é a pele oleosa. Quanto maior for o excesso de oleosidade na região, maiores as chances do surgimento de cravos e espinhas na mesma.


Também podem ser fatores de peso, a proliferação e acúmulo de células da pele, o excesso de bactérias alojadas nestas células e nos poros, ou até mesmo fatores como alguma forma de resposta imunológica do corpo com efeito inflamatório.


Além disso, hábitos também podem ter relevância para o quadro da acne, como má alimentação, rica em gorduras e doces (aumento de oleosidade), estresse constante (desequilíbrio hormonal), consumo de alguns medicamentos (efeitos colaterais), e até mesmo dormir de maquiagem (resíduos que obstruem os poros).

Como tratar


Existem diferentes modos de lidar e combater a acne e seus sintomas. Modos estes que vão desde tratamentos, remédios, até produtos diários e hábitos que diminuem o impacto.

Os tratamentos médicos variam de caso para caso, podendo ser tanto através de medicamentos quanto através de pomadas. E isso vai desde pílulas anticoncepcionais, vitamínicos até a ácidos específicos.


Outra forma de combater acne, cravos e espinhas, é com técnicas e hábitos de limpeza diários. Fazer a limpeza de pele diariamente, com produtos específicos para o rosto, é de suma importância. É possível também utilizar cremes hidratantes para evitar a pele seca e oleosidade.


Outros fatores simples que tem efeito direto é uma alimentação leve e hábitos saudáveis, como prática de exercícios e tomar bastante água.




bottom of page