2 min

Oxigenação do sangue: o que você precisa saber

Você sabe o que é a oxigenação do sangue? Nestes tempos de pandemia, sabendo que a COVID-19 compromete, principalmente, o sistema respiratório, é de extrema importância estar atento aos sinais.

Neste artigo apresentaremos um pouco mais sobre como funciona, sua importância e também os níveis ideias da saturação de oxigênio no sangue.

Afinal, o que é saturação do oxigênio?

A saturação de oxigênio é, basicamente, a quantidade de hemoglobina do oxigênio limite no sangue, também representada como a saturação arterial e saturação venosa do oxigênio no corpo.

Cada uma dessas moléculas presentes na hemoglobina, possuem grupos que conectam o oxigênio da molécula ao sangue. Ou seja, cada molécula de hemoglobina pode ligar até 4 moléculas de oxigênio enquanto passa pelo sangue.

Em condições normais, uma pessoa saudável tem entre 95% e 100% de saturação de oxigênio do sangue. Em alguns casos, em condições leves como gripes e resfriados, é normal que essa taxa fique entre 90% e 95%.

Agora, quando se encontra abaixo de 90%, pode indicar uma condição séria e prejudicial ao corpo, que reduzem a capacidade respiratória e que podem complicar até mesmo órgãos como coração, rins, etc. Condições essa como asma, pneumonia, insuficiência respiratória e/ou cardíaca, e também complicações causadas pela COVID-19.

Como melhorar o nível de saturação

Existem maneiras naturais que auxiliam na manutenção e aumento da sua saturação de oxigênio. A prática de atividades físicas quando feita regularmente, é uma delas, pois aumenta a capacidade pulmonar.

Além disso, uma dieta equilibrada, sem muitos exageros (nem de restrição, nem de abusos), é uma prática simples e que ajuda muito, principalmente quando se inclui alimentos ricos em ferro à sua dieta.

Porém, em casos onde a saturação já se encontra abaixo de 90%, principalmente onde outras condições estão detectadas, é necessário um tratamento com auxílio de oxigênio suplementar.

    0