top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

Poluição e seus efeitos na saúde


A poluição do meio ambiente é um fator de peso que pode afetar diretamente nossa saúde. Hoje em dia tópicos como aquecimento global, poluição de rios e mares, incêndios florestais e queimadas, além de toda poluição urbana, estão eventualmente em alta.


Neste artigo traremos um pouco do panorama sobre como a poluição pode afetar diretamente nossa saúde de maneira negativa.



Perigos da poluição


A poluição e seus efeitos em si podem não ser a causa principal de uma morte, ao menos não diretamente, mas pode ser responsável por agravações severas a nossas saúde e causadora principal de doenças que podem custar caro.


Ela tem ligação direta com doenças sérias, como uma bronquite. Seus efeitos sobre os problemas respiratórios e até cardiovasculares são principais causas de complicações e até óbitos.

Tipos de poluição no ar


Pode se considerar dois tipos de poluição pelo ar: a poluição gerada de gases e as por materiais.


A por gases é formada pela queima de combustíveis e matérias sobressalentes de combustão. No nosso país estes gases são comumente originados de automóveis e outros veículos/motores.


Já a poluição por materiais é provinda de queima de biomassa, ou seja, originada de animais e vegetais, e que tem o petróleo como um derivado neste processo. No brasil boa parte se deve pela agricultura.


Males da poluição


As principais causas de mortes relacionadas a poluição são por conta de danos diretos à saúde da pessoa. Os principais são doenças cardíacas, síndromes respiratórias e acidentes vasculares.


Outras condições que são consideradas menos graves, porém ainda assim podem causar desconfortos e desencadear maiores quadros, são alergias, irritações e inflamações de garganta e mucosas, ou até mesmo bronquite.


Esse panorama torna cada vez mais necessário uma mudança de diretrizes e hábitos, pois além da degradação ao planeta, todos os malefícios gerados também afetam os seres humanos.


É uma causa série e um problema grave que necessita de maior atenção, programas urgentes sobre esta pauta, medidas de prevenção e informação para o povo, explicando os consequências e perigos que existem e podem acometer a todos.



bottom of page