Mancha nas unhas: o que pode ser?


Você costuma reparar nas suas unhas? Já notou, em algum momento, pequenas manchas brancas que podem, ocasionalmente, aparecer? Esta é uma condição muito comum que pode aparecer a qualquer momento.


Essas manchas são chamadas de Leuconíqua, e não são uma doença de fato. Também não costuma possuir sintomas correlacionados. Geralmente é caracterizada como uma alteração nas propriedades das unhas.



Apesar de comum, se ela costuma aparecer demais, tanto em excesso quanto em frequência, fique alerta, pois isso pode indicar a presença de alguma doença no seu organismo.


Muitas vezes, essa condição pode ser causada pela falta de minerais como zinco e cálcio, além da vitamina B12. Também pode aparecer como forma de lesão ou sinais de que a unha está “sendo gasta”, e pode acometer tanto as unhas das mãos quanto dos pés.


Condições relacionadas


A alteração a integridade da unha pode ter diferentes origens, influenciadas tanto por fatores externos quanto internos. Por exemplo:


• Alergia a algum esmalte ou substância que entre em contato com a unha; • Ausência de cálcio, zinco, ferro, vitamina B12; • Má alimentação num geral; • Alterações hormonais (principalmente nas mulheres); • Doenças tal qual: anemia, psoríase, tuberculose, doenças renais ou micoses.


Há também a possiblidade da Leuconíqua ser uma condição herdada geneticamente, acometendo membros da mesma família aleatoriamente.


Como tratar


Em condições normais, as manchas costuma desaparecer aos poucos, naturalmente. Para casos duradouros ou recorrentes, existem algumas medidas para se tratar e para evitar estas manchas.


Pequenas atitudes como uma higiene bem feita nas unhas, principalmente para quem faz uso de esmaltes e bases, e cuidado especial ao utilizar serviços como manicure. Uma boa alimentação também é importante para evitar a falta de vitaminas e minerais que podem favorecer condições que causem a Leuconíqua.


Caso você note essa condição de maneira recorrente em suas unhas, procure um realizar exames para averiguar seu estado de saúde. Uma doença relacionada ao seu organismo pode estar presente.


Com o PrevSaúde você tem acesso a exames e consultas com até 70% de desconto nas melhores clínicas da sua região, além de convênios em diversas áreas. Clique aqui e saiba mais!



137 visualizações0 comentário