top of page
LOGO PREV STORIES (3).png

A importância vital da vacinação: Protegendo a saúde individual e coletiva


Por que se vacinar?

Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças gravas e de suas complicações. A maioria das doenças que podemos er prevenidas por vacina, são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos.

Como são feitas as vacinas?

As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la se for necessário.

Quando nos vacinamos, apresentamos ao nosso corpo um antígeno até então desconhecido. O corpo passa, com isso, a produzir anticorpos contra ele. Nesse primeiro momento, a produção de anticorpos é relativamente lenta. Além da produção de anticorpos, o organismo produz células de memória, ou seja, células que, ao serem expostas novamente ao mesmo antígeno, serão capazes de produzir anticorpos mais rapidamente.


Brasil, um EXEMPLO internacional!

Você sabia que o Brasil é referência mundial em imunização? Isso porque tomar vacina é algo intrínseco em nosso país, que começou em 1973, com o Programa Nacional de Imunização (PNI). De lá pra cá, já acabamos com a ocorrência de doenças como poliomielite (paralisia infantil), sarampo e rubéola.

Foi graças à vacinação em massa que o Brasil conseguiu erradicar doenças como essas que antes faziam vítimas fatais ou deixavam sequelas para a vida toda. Naquela época, quando as pessoas começaram a ser imunizadas, apenas quatro vacinas eram aplicadas. Hoje, já são mais de 20. Isso nos colocou no patamar de países desenvolvidos, como Austrália, por exemplo.



Partiu se cuidar?

Além de levar os filhos para serem vacinados, é fundamental ficar atento para quais você deve tomar. O Ministério da Saúde tem um calendário de vacinação específico para recém-nascidos e crianças, bem como para pré-adolescentes e adolescentes, adultos, idosos; e ainda para gestantes. Peça mais informações para seu médico.


O que é o PrevSaúde?


コメント

コメントが読み込まれませんでした。
技術的な問題があったようです。お手数ですが、再度接続するか、ページを再読み込みしてださい。
bottom of page